Sucessor de Artur Lira?

Danilo Forte evita falar sobre possibilidade de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados: “Escorrego muito grande”

Por Redação IN Poder - Em 06/02/2024 às 7:33 PM

Img20231107155453255 2 768x473

Foto: Divulgação

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) preferiu não tecer grandes comentários sobre a sua possível candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Para o parlamentar cearense – visto como umas possibilidades no pleito por conta de sua atuação no Legislativo federal – se posicionar como pré-candidato seria precipitado, ou até mesmo um “escorrego muito grande”.

Danilo ressaltou que seu posicionamento ocorre por conta da postura do atual presidente, deputado Artur Lira (PP-AL). Ele aponta que o mandatário, em seu discurso na reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Federal, pretende exercer seu mandato de forma integral. A eleição para o cargo está prevista para ocorrer no próximo ano.

“O discurso do presidente Lira é querer ele presidir essa Câmara integralmente esse ano, inclusive acabou de falar isso. Qualquer precipitação de qualquer candidato agora pode ser um escorrego muito grande em qualquer projeto”, afirmou Danilo em entrevista ao jornal O Povo.

Lira não pode concorrer à reeleição. A tendência é que o presidente transfira seu capital político para um aliado, com objetivo de mantar sua influência na Casa. Danilo, por sua vez, não é o favorito do União Brasil, apesar de cotado. Sua atuação na relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) lhe conferiu prestígio e visibilidade, mas dentro do União Brasil o mais bem posicionado é o deputado Elmar Nascimento (União-BA).

Também está bem cotado o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Lira deve apoiar um dos dois, o que se mostrar mais competitivo, conforme informação do jornal Folha de S.Paulo. Correm por fora, Antonio Brito (PSB-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder