Com possibilidade de seca,
Elmano anuncia que Ceará vai receber maior aporte do Rio São Francisco a partir desta sexta, 16
Por Redação IN Poder - Em 16/02/2024 às 10:26 AM
Com a possibilidade de chuvas abaixo da média em 2024, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), informou nesta sexta-feira, 16, que o Estado vai receber o máximo de aporte de água possível vindo do Rio São Francisco. O recebimento foi um pedido do petista atendido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Segundo Elmano, a Barragem de Jati – porta de entrada as águas do Velho Chico no Estado por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco – vai receber 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo, que serão direcionadas para o Açude Castanhão, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.
“A medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água”, escreveu Elmano em suas redes sociais.
Novas avaliações devem ser feitas ao longo desses meses, visto que a ideia é fazer controle eficiente da vazão para que a recarga seja ainda mais eficiente. Com o solo seco, a chance de desperdício de água pelo caminho se torna maior.