Novo embate entre os grupos
Cidistas aprovam continuidade de Guilherme Landim na liderança do PDT na Alece; opositores prometem reação
Por Redação IN Poder - Em 21/02/2024 às 3:35 PM
Uma nova disputa entre deputados pedetistas alinhados com o governo Elmano de Freitas (PT) e os que fazem oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) está instaurada. Ocorre que na renovação da liderança partidária, nove parlamentares indicaram Guilherme Landim (PDT) – atual líder da legenda na Casa -, ao passo que os quatro opositores – integrantes do grupo liderado por André Figueiredo e Roberto Cláudio -, reivindicam o posto para representar os interesses do partido.
Argumentos de ambos os lados são relevantes e precisam ser observados. Os governistas – membros do grupo do senador Cid Gomes (PSB) -, já abriram processo na Justiça Eleitoral para deixar o PDT, e o único motivo pelo qual os parlamentares permanecem integrando os quadros brizolistas é a questão legal, uma vez que a saída sumária acarretaria na perda de seus mandatos na Alece.
O grupo minoritário, formada por Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho, está alinhado com a direção partidária local, e as diretrizes internas do PDT prevê que a liderança no Legislativo estadual precisa ser consenso entre a direção partidária e a bancada da legenda na Casa.
No primeiro momento, tentou-se costurar um acordo entre as partes, mas não houve sucesso. Uma nova rodada de negociações está prevista para esta sexta-feira, 23. Estão convocados todos os parlamentares da legenda, entretanto, a perspectiva de não haver consenso permanece.
Cidistas querem usar a questão como moeda de troca: aceitam não terem a liderança, caso possam deixar o partido sem perder o mandato na Alece. E como possuem a maioria e com o regimento interno da Assembleia favorável, tem respaldo jurídico e regimentar para escolherem o líder da bancada. O caso deve ser judicializado.