MODA
Moda brasileira apresentou 24 marcas nas feiras Coterie e Magic, em Nova York
Por carol - Em 26/02/2024 às 12:47 AM
O Brasil foi representado por 24 marcas na edição de outono-inverno de 2024 das feiras Coterie e Magic, de 20 a 22 de fevereiro, no Centro de Convenções Jacob K. Javits, em Nova York. Os dois eventos incluem-se entre os maiores da moda feminina e assessórios dos Estados Unidos. O grupo é apoiado pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
As marcas do País que estiveram presentes foram as seguintes: Chiara Concept, Cristina Sabatini, Donna Si, Dress To, Eneida França, Erica Alves, Gissa Bicalho, Isabela Capeto, Lança Perfume, Lavish by Tricia Milaneze, Les Comfywear, Luisa Werner, Matilda Headpieces, M. Richa, Maria Pavan, Mariana Meirelles, Marie Mercié, Melissa Shoes, Nádia Gimenes, Paola Bernardi, Schutz, Serpui, Vicenza e Zinzane. A ação também considera empresas filiadas à Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e à Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), que serão apoiadas pelo Texbrasil.
“A Coterie e a Magic são plataformas fundamentais para expandir e consolidar nossos negócios e conexões na indústria da moda“. Afirmação é de Lilian Kaddissi, superintendente de Projetos Estratégicos da Abit, ao destacar a importância da participação do Brasil nas renomadas feiras internacionais.
A marca pernambucana de moda sustentável Marie Mercié, que está prestes a completar 40 anos de atividade, vê a Coterie como feira estratégica para garantir sua presença a longo prazo. “Além de manter nossas boas relações com compradores assíduos, temos a expectativa de também conquistar novos clientes, com nossa moda orgulhosamente brasileira, que é feita na sua totalidade com produção local e socialmente responsável”, completa Mércia Moura, presidente da empresa.
Nessa direção, a grife Mariana Meirelles, em seu primeiro ano na feira, busca fincar os pés no mercado internacional apostando em suas modelagens amplas e no conforto e minimalismo da alfaiataria e do moletom. “Temos um produto-desejo, os ‘moletons-quase-alfaiataria’ e saias com modelagens amplas, que saem do conceito óbvio de ‘roupa larga’ e entram em uma tendência de conforto”, esclarece a estilista. “Estou honrada e feliz em participar. Minhas expectativas são as melhores. Estou motivada e com pensamento positivo de entrar em um novo mercado”, declara.
Vitrine para o mercado global
Os eventos devem reconectar clientes antigos e abrir novas conexões e pontos de venda para a Serpui. A marca de acessórios aposta em materiais como vime, palha, detalhes em couro e cristais.
A Donna Si, que investe na mistura de cores e acabamentos tipicamente brasileiros, apresentará linha de peças feitas à mão, que misturam metal e cores vibrantes. “Nossas expectativas são altas, especialmente porque nossa mercadoria tem uma vibe bem carioca, e tivemos uma ótima experiência na edição anterior da Coterie, de setembro. Mal podemos esperar para compartilhar nossa arte com um novo público e fazer conexões inspiradoras”, diz Simone Wagner, designer e fundadora.
A marca Lavish apresentará, além da coleção outono-inverno da temporada, uma grande mostra de primavera, como estratégia para o pequeno e médio lojista que precisa de entrega até abril. “Para os grandes compradores, preparamos linesheets, com uma pegada mais invernal, com entrega em junho/julho”, diz Tricia Milaneze, diretora criativa da empresa.