Novo embate no PDT

Evandro Leitão diz que regimento da Alece será respeitado e liderança do PDT na Casa deve permanecer com cidistas

Por Redação IN Poder - Em 26/02/2024 às 8:11 PM

235ec46d F964 456e B2fb Ed8daa3909d8

Foto: Divulgação / Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT), informou que o regimento da Casa vai prevalecer com relação a escolha da liderança partidária. Ocorre que há um novo impasse entre os deputados filiados ao PDT no Legislativo. Dois grupos disputam o posto em embate semelhante ao que ocorreu pela presidência estadual da legenda.

De um lado, pedetistas ligados ao senador Cid Gomes – hoje no PSB – que são a maioria do partido na Assembleia. Do outro, parlamentares integrantes do grupo liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Este é composto por quatro deputados: Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho, também representantes da atual cúpula brizolista no Ceará. Historicamente, o líder do PDT é escolhido pelos integrantes da bancada mediante acordo com a executiva do partido, fato que não ocorreu neste ano.

Os cidistas são maioria no Legislativo estadual, tendo atualmente nove parlamentares. Eles reelegeram Guilherme Landim como líder do PDT. Na sexta-feira, 23, a executiva trabalhista reuniu os integrantes da sua bancada e, sem o voto dos cidistas, deliberaram que a liderança deveria ser de Pinho.

Entretanto, a decisão da cúpula brizolista, ao que parece, não tem validade perante a Assembleia. E Leitão já informou que será seguido o regimento interno da Alece. “Nós vamos apenas respeitar aquilo que o nosso regimento diz. Nosso regimento fala claramente que a bancada decide”, apontou o presidente da Casa – e ex-pedetista -, Evandro Leitão, ao jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder