TURISMO
Ceará é o quinto destino brasileiro mais buscado por turistas estrangeiros
Por Redação - Em 06/03/2024 às 1:56 PM
Principal buscador de viagens do mundo, o Kayak divulgou um levantamento que revela as tendências de viagem. O ranking se baseia em buscas realizadas na plataforma ao longo do ano de 2023, para viagens que podem acontecer de janeiro a dezembro de 2024.
No mercado internacional, a capital cearense aparece em quinto lugar na preferência dos estrangeiros. De acordo com a empresa que realizou o estudo, a procura pelo estado cresceu 4%. Entre os países que lideram as buscas estão Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha e Chile.
Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque destaca que o estado está conectado com os três primeiros emissores. “Temos uma malha aérea que permite receber turistas desses países, isso facilita e impulsiona as buscas por nosso destino. Alinhado a esse cenário, temos uma agenda de promoção onde fomentamos a vinda de mais visitantes desses mercados ao nosso estado, participando de feiras e promovendo roadshows”, avalia.
Ainda de acordo com a titular da Setur, o Ceará conta com uma variedade de atrativos, o que coloca o estado na mira dos estrangeiros. “Temos um litoral extenso, com praias e belezas exuberantes. Muitas delas com boas condições de ventos para esportes radicais, sendo o kitesurfe o mais famosos deles. Tudo isso foi apontado pelo levantamento da empresa [Kayak] como um diferencial do Brasil, por isso o bom destaque do estado”, comemora.
Os turistas de Portugal e França podem chegar ao estado via conexão aérea direta, com voos operados pelas companhias TAP e Air France, respectivamente. Já os norte-americanos contam com o voo direto de Miami e, a partir do dia 27 de junho, com o voo partindo de Orlando, recém-anunciado pela Gol Linhas Aéreas.
No Brasil
A capital cearense também aparece com destaque entre os destinos domésticos mais buscados pelos próprios brasileiros. De acordo com o levantamento, a procura pelo estado cresceu 18% na comparação 2023/2024, ocupando a quinta posição. No ranking de variação das buscas, a cidade sobe uma posição, ficando em quarto lugar entre os destinos brasileiros e superando cidades como São Paulo (2%) e Rio de Janeiro (7%).