“Sob outro sol”

Galeria em São Paulo exibe Jean-Michel Othoniel pela primeira vez no Brasil

Por Viviane Ferreira - Em 18/03/2024 às 5:00 AM

1710586189 Ld 240313 Simoes 108 (1)

.

Vai estar por São Paulo nos próximos dias? Então não deixe de passar pela Simões de Assis, na Alameda Lorena. O motivo? É que a galeria acaba de receber a exposição “Sob outro sol”, primeira individual de Jean-Michel Othoniel no Brasil, com curadoria de Marc Pottier. A mostra ficará em cartaz até o dia 4 de maio.

No espaço, o artista francês apresenta pendentes de inox polido e de vidro de Murano, esculturas totêmicas de vidro indiano espelhado, além de pinturas sobre folhas de ouro. Os trabalhos transitam no limiar entre o íntimo e o monumental – pinturas delicadas sobre folhas de outo convivem som as séries radiantes de tijolos de vidro e com os grandes pendentes de contas.

No campo da pintura, Othoniel se interessa enfaticamente no simbolismo potente das flores, assim como materialidade, focada especificamente na ambiguidade entre a força e a fragilidade do vidro. Nelas, o artista continua a investigar acerca da natureza através de uma abordagem contemplativa e minimalista, retratando sua visão romântica do mundo em que prazeres simples, como a fauna, são reflexos de significados ocultos.

Entre museus de arte, espaços públicos e coleções privadas, as obras de Othoniel impressionam pela estética deslumbrante e pelo diálogo com o entorno. São muitas as obras criadas para espaços públicos como na Catedral de Angoulême, no Palácio Ideal do Facteur Cheval, em jardins botânicos do Brooklyn, no jardim de Versalhes ou no transporte público de Paris. Esta última, “Le Kiosque des Noctambules”, é uma instalação site-specific localizada na estação Palais Royal – Musée du Louvre. Comissionada para a celebração do centenário do metrô de Paris, a escultura colorida acolhe o público como uma pausa de encantamento na histeria da cidade apressada.

Mais notícias

Ver tudo de Notas