programação Cultural
Vai passar a Semana Santa em Fortaleza? O Espaço Cultural Unifor é uma ótima opção de lazer
Por Viviane Ferreira - Em 26/03/2024 às 4:00 PM
O Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se destaca como uma ótima opção de lazer para o feriado da Semana Santa, que acontece de 28 a 31 de março.
Os visitantes poderão acompanhar três exposições que estão em cartaz: “Centelhas em Movimento”, “Colecionando Afetos” e “Fabricando Elefantes Todos os Dias”. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Durante o feriado, o espaço funcionará da seguinte forma:
Quinta-feira (28 de março): aberto de 12h às 18h
Sexta-feira (29 de março): fechado
Sábado e domingo (30 e 31 de março): aberto de 12h às 18h
Sobre as exposições
Após bem-sucedida temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo,a exposição “Centelhas em Movimento — Coleção Igor Queiroz Barroso” chegou a Fortaleza. A mostra, patrocinada pelo Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, conta com cerca de 190 obras de autoria de mais de 55 artistas, abrangendo o período dos anos 1910 aos dias atuais, com foco especial na arte moderna brasileira. Paulo Miyada e Tiago Gualberto são os curadores.
Dedicada à trajetória de Totonho Laprovitera, a exposição “Colecionando Afetos” é uma celebração das cinco décadas de sua prolífica carreira ao contar, em suas obras, a história de uma vida por meio da linha do tempo da sua produção artística. Nesta exposição, a curadora Andréa Dall’Olio busca transcender a linearidade temporal, uma vez que a produção de Laprovitera se confunde intimamente com seus afetos e sua visão de futuro. A exposição contempla três núcleos, nos quais as cerca de 110 obras do artista foram dispostas.
A mostra “Fabricando Elefantes Todos os Dias” presta uma emocionante homenagem à vida e obra de Claudio Cesar. A exposição propõe um mergulho em uma narrativa visual que busca mapear e unificar as obras mais representativas do artista, preservando e destacando um recorte significativo do patrimônio artístico do renomado artista. A curadoria e expografia, assinadas por Andréa Dall’Olio, conduzem os visitantes por uma jornada envolvente e imersiva no universo surrealista de Claudio Cesar, destacando a habilidade artística do pintor, escultor e desenhista,