Ao lado de André Figueiredo,
Sarto entrega 15 veículos para reforço no atendimento socioassistencial em Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 12/04/2024 às 2:55 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), entregou nessa quinta-feira, 11, 15 veículos para reforçar o atendimento socioassistencial na Capital. A nova frota será distribuída entre os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), os Núcleos de Cadastro Único do município e organizações sociais prestadoras de serviço de assistência em Fortaleza.
“Hoje, nós estamos entregando 15 veículos responsáveis por fortalecer as equipes do Creas e organizações parceiras. Recentemente, entregamos 21 veículos para os agentes de saúde e de endemias, ou seja, Fortaleza está trabalhando em todas as vertentes. E hoje é um momento muito importante para o atendimento socioassistencial, que trabalha com o que há de mais sensível na nossa cidade, que é quem está desassistido pelo poder público. Nós estamos trabalhando muito para atender toda a população que precisa e merece o nosso olhar, com equipes qualificadas e treinadas para fazer o melhor trabalho possível”, afirmou o prefeito Sarto.
A aquisição dos veículos se deu por meio de emenda parlamentar do deputado federal André Figueiredo (PDT) no valor de mais de R$ 1,5 milhão. O recurso foi aprovado pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e publicado no Diário Oficial do Município em junho de 2023. “Gostaria de agradecer ao André Figueiredo, que destinou recursos de R$ 1,5 milhão para auxiliar na atuação das equipes do Cadastro Único e instituições que trabalham com pessoas que precisam de assistência social”, acrescentou Sarto.
De acordo com André Figueiredo, os veículos vão fortalecer o trabalho voltado para a assistência social. “A sensação de ver o resultado da emenda é a melhor possível, a gente vê que a administração de Fortaleza vem em uma crescente, em todas as áreas como mobilidade, saúde, educação, assistência social e, agora, esses veículos vêm justamente ao encontro para que os Creas e as instituições parceiras da SDHDS possam prestar um serviço voltado à valorização da assistência social para que nós possamos cada vez mais ver a população que tem um alto índice de vulnerabilidade sendo bem assistida”, disse.
Seis veículos serão destinados aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), dois para as atividades de Cadastro Único no município e sete darão suporte ao trabalho de organizações sociais que prestam serviço assistencial e estão devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O secretário municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, explicou que o objetivo dos veículos é atender todas as demandas das unidades dos Creas distribuídas pelo município. “Os Centros de Referência Especializados têm atividades que demandam deslocamento de equipes para o atendimento para a verificação de situações de violação de direito, às vezes são crianças que estão em situação de trabalho infantil, idosos que estão sendo negligenciados ou abandonados ou até mesmo nas abordagens de pessoas em situação de rua. E então esses carros vêm fortalecer a atuação das equipes dos Creas, permitindo que elas possam, de uma maneira muito mais efetiva, chegar nessa população e ofertar os programas, serviços e projetos da assistência social, resgatando essas pessoas da vulnerabilidade e garantindo que os direitos possam se tornar garantidos”, concluiu.
Entre os serviços dos Creas beneficiados com a entrega dos carros, estão a abordagem social para população em situação de rua, o atendimento especializado que atua em casos de risco social ou violação de direitos, como negligência ou abandono de pessoas com deficiência e idosos, entre outros casos. Além desses, há o acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, como liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Em 2023, os Creas realizaram 24.411 atendimentos, o que equivale a uma média de 92 atendimentos por dia.
Os veículos destinados aos Núcleos de Atendimento para Cadastro Único (Nucad) irão colaborar com visitas em domicílio a grupos específicos para averiguação cadastral. Atualmente, os 45 núcleos de atendimento presencial assistem cerca de 600 mil famílias para inscrição, atualização e averiguação do Cadastro que dá acesso para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TEE), Auxílio-Gás, entre outros.
Já as organizações da sociedade civil contempladas com a emenda parlamentar prestam serviços a pessoas em vulnerabilidade em áreas como atenção a crianças e adolescentes, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, proteção social básica, entre outras áreas. As OSCs contempladas com o recurso são: Instituto de Assistência e Proteção Social, Instituto Parque Universitário, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará, Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima, Instituto Maria da Hora, Associação de Moradores do Tancredo Neves e Instituto Gotas.
Estiveram presentes os secretários Heraldo Pacheco, Bruno Alves, Teka Lenz, Renan Colares, além dos vereadores Kátia Rodrigues, Fábio Rubens, Elpidio Nogueira, Iraguassu Filho, José Freire, Wellington Saboia, Prof. Enilson e Raimundo Filho.