Conversas adiantadas,
PSDB e PDT dialogam sobre federação a partir de 2026
Por Redação IN Poder - Em 15/04/2024 às 3:21 PM
Com o descarte das negociações que tentavam viabilizar a composição de uma federação com o PSB, o PDT está planejando uma união com o PSDB. Atualmente, a sigla tucana está federada juntamente ao Cidadania, mas o acordo se encerrará em 2026. Até lá, os pedetistas pretendem amadurecer a ideia entre as cúpulas.
PDT e PSDB já possuem consonância em alguns estados do País. No Ceará, por exemplo, a aliança é considerada inseparável e, para o pleito deste ano, mais municípios cearenses podem ter a dobradinha PDT/PSDB no mesmo palanque.
Em Fortaleza, por exemplo, o prefeito José Sarto (PDT) tem como seu braço direito o vice-prefeito, Élcio Batista (PSDB), também presidente estadual da legenda tucana. Em entrevista, o presidente nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo, afirmou que até 2026 as discussões vão prosseguir, para que possam estar juntos após o pleito do ano em questão.
“Nós temos dialogado nacionalmente com o presidente do PSDB, com o líder do PSDB na Câmara, é uma possibilidade, não é uma certeza, até porque a federação do PSDB com o Cidadania vai até 2026. Então temos até 2026 para dialogarmos. São dois partidos que nós respeitamos muito, até porque a federação com PSB está totalmente descartada”, declarou o parlamentar ao jornal O Povo.