ATÉ 2030

Honda anuncia investimentos de R$ 4,2 bilhões no Brasil

Por Redação - Em 21/04/2024 às 10:28 PM

O Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva Recebeu, Nesta Sexta Feira, No Palácio Do Planalto, O Presidente Da Honda Para A América Do Sul, Arata Ichinose Foto Ricardo Stuckert

O presidente Lula e o vice-presidente Alckmin assinaram placa comemorativa do novo ciclo de investimentos da Honda no Brasil FOTO: Ricardo Stuckert

Presente do Brasil há mais de 50 anos, a japonesa Honda anunciou um novo ciclo de investimentos no país. Entre 2024 e 2030, a Honda aplicará R$ 4,2 bilhões em sua fábrica de veículos em Itirapina (SP), valor que será concentrado na introdução da tecnologia de veículos híbridos e no desenvolvimento de cadeia de suprimentos-chave para esses modelos. O anúncio foi feito durante reunião realizada na última semana entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Honda para a América do Sul, Arata Ichinose. Também participaram do encontro o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Conforme Ichinose, os investimentos na unidade de Itirapina deverão resultar em um aumento de 25% na produção da unidade, além da criação de 1.700 empregos diretos e mais de 3.500 indiretos. Em 2023, a Honda produziu 80 mil veículos na fábrica de Itirapina, número que planejamento expandir para 100 mil em 2024. A fabricante de veículos acredita que a fábrica de Itirapina tem capacidade para produzir 150 mil veículos, incluindo o mercado local e as exportações.

Ichinose destacou que a empresa, que tem compromisso de completar sua transição para energias renováveis até 2050, vê na tecnologia do etanol um fator de convergência com sua política de descarbonização. O executivo acrescentou que será produzido no Brasil um novo modelo híbrido-flex de SUV, a ser lançado em 2025.

O presidente Lula deu boas-vindas aos novos investimentos da Honda no Brasil. Comentou sobre o desenvolvimento trazido pela industria automobilística e o papel do governo de promover bom ambiente de investimentos, com estabilidade jurídica, econômica, fiscal e social. Destacou a necessidade de se oferecer modelos de custo mais baixo,.

Lula falou também da grande capacidade de exportação de veículos produzidos no Brasil para outros países da América Latina. Ressaltou, ainda, o compromisso do Brasil com a descarbonização da economia, com a produção de energias alternativas e renováveis. “A transição energética é uma oportunidade extraordinária que temos no Brasil e a Honda vai contribuir para isso”, afirmou o presidente da República.

Honda no Brasil

Atualmente, a Honda mantém fábrica de motocicletas em Manaus, que já fabricou mais de 30 milhões de unidades, produção de veículos em Sumaré e Itirapina, em São Paulo, e parque eólico em Xangri-La (RS), além de escritório na cidade de São Paulo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business