Em Fortaleza

Representantes do Consórcio Santa Quitéria ministram palestra na Academia Cearense de Engenharia

Por Redação IN Poder - Em 23/04/2024 às 6:10 PM

Whatsapp Image 2024 04 23 At 17.42.11

Foto: Divulgação

A Academia Cearense de Engenharia (ACE), localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza, sediou uma palestra de grande relevância sobre o “Projeto Santa Quitéria/Itataia – O desenvolvimento da rota tecnológica e a importância estratégica para o Brasil”. O evento, organizado em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge), contou com a presença de representantes do Consórcio Santa Quitéria.

Os palestrantes Christiano Brandão, gerente corporativo de licenciamento e meio ambiente da Galvani, empresa integrante do Consórcio Santa Quitéria, Laurence Galvani, diretor de Engenharia da Galvani, e José Roberto Alcantara e Silva, representante da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), compartilharam informações detalhadas sobre o projeto.

Christiano Brandão destacou a importância do diálogo com a sociedade civil para fornecer informações precisas sobre o Projeto Santa Quitéria. Durante a palestra, foram abordados aspectos técnicos da rota tecnológica do projeto, como a redução do consumo e reutilização de água, o beneficiamento mineral, a separação do urânio e o controle de emissões. Laurence Galvani ressaltou que a Comissão Nacional de Energia Nuclear já concedeu autorização para a área minero-industrial do projeto, validando a segurança da rota desenvolvida.

Já o presidente da ACE, Flávio Barreto, destacou a importância das palestras mensais promovidas pela academia, enquanto Victor Cesar Pinto, ex-presidente, ressaltou os avanços tecnológicos do projeto e sua preocupação com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

O evento contou com a participação de engenheiros, acadêmicos, profissionais, representantes da sociedade civil e órgãos governamentais. Entre os presentes estavam Ronaldo Borges e Sérgio Araújo, da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, Tomás Figueiredo Filho, membro da comissão especial do direito minerário da OAB nacional, e Vicente Melo Lima, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder