ELEGÂNCIA E PRESTÍGIO

Artigos de luxo e exclusivos registram valorização maior que Nasdaq ou B3

Por Marcelo - Em 24/04/2024 às 10:37 AM

O mercado de artigos de luxo e exclusivos – como algumas séries limitadas -, tem apresentado grande valorização nos últimos anos. Tanto que uma bolsa da marca Chanel comercializada por US$ 1.650,00 em 2008, atualmente é vendida por US$ 10.200,00 – segundo dados do The New York Times. Se tivesse sido ajustada apenas a inflação do período, o mesmo modelo custaria US$ 2.360,00. Outras bolsas como a Birkin, da marca Hermès, também vem obtendo alta performance de vendas. Uma delas, modelo Himalayan Crocodile Birkin, foi vendida por mais de R$ 2 milhões, no ano passado. Como são fabricadas apenas duas unidades por ano, apenas celebridades como Jennifer Lopez ou Kim Kardashiam podem ostentá-las.

J-Lo possui um dos raros exemplares da bolsa Himalayam Crocodile Birkin

Esta expansão no mercado é impulsionada pelo aumento do consumo e demanda reprimida, gerados pela pandemia de covid-19, que vem atraindo colecionadores dispostos a investir. Segundo a empreendedora Lilian Marques, CEO e fundadora da fashiontech Front Row, criadora de um e-commerce de luxo com itens novos e seminovos, estes artigos deixaram de ser apenas itens de consumo e se tornaram ativos financeiros que despertam interesse de colecionadores com o retorno, não em usá-las. Só no site da marca as bolsas da Hermès performaram de 38% a 66% em vendas.

Nos últimos anos, os modelos mais tradicionais da Hermès, por exemplo, valorizaram acima do índice de Nasdaq e do Ibovespa. Quem tem algumas dessas peças, de fato, tem um ativo financeiro em mãos”, afirma a empreendedora. “Em 2023, alguns itens Hermès foram comercializados na nossa plataforma com valorização de aproximadamente 34% sobre o valor da bolsa em loja”, ressalta.

As bolsas Hermès são um dos itens mais buscados no e-commerce de luxo e atraem colecionadores dispostos a investir. “Por ser uma marca exclusiva, ter uma produção limitada, com poucas unidades comercializadas e uma fila de espera de até cinco anos, a Birkin é um item de desejo. Na maioria dos casos, podem ser mais caras que na própria loja da Hermès, devido à sua exclusividade”, explica.

Fundada em 2017, a Front Row conta com uma equipe especializada, responsável pelo relacionamento com colecionadores e compradores, aproximando consumidores de produtos exclusivos e limitados. Possui curadoria dos itens comercializados, autenticação e atendimento personalizado. Entre os itens de grifes mais sofisticadas e exclusivas do mercado de luxo disponíveis pela fashiontech estão: Hermès, Cartier, Chanel, Tiffany, Rolex e Bvlgari.

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