Para Agosto de 2024

Cagece desenvolve ações para conter o avanço do mar sobre as redes de esgoto em Jericoacoara

Por Redação IN Poder - Em 29/04/2024 às 12:01 AM

Esgotamento Sanitario Em Jericoacoara Cagece 2048x1384

Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está adotando medidas emergenciais e estruturais para lidar com os impactos do avanço do mar sobre o sistema de esgoto de Jijoca de Jericoacoara. Entre as próximas ações planejadas está a desativação de tubulações expostas pela erosão e o redirecionamento do fluxo de esgoto para áreas mais afastadas da praia. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final de agosto de 2024.

A entidade está finalizando estudos para resolver de forma definitiva a exposição das estruturas, com a proposta de desativar a rede próxima à maré e implantar um novo trecho em ruas paralelas. Além disso, será construída uma estação elevatória na cidade para bombear o esgoto até a estação de tratamento de forma mais segura e eficiente. A maior parte das obras será realizada por meio de um método não destrutivo, visando reduzir a abertura de valas e a retirada de pavimento, o que minimiza o impacto no trânsito e no ambiente urbano. Paralelamente, para mitigar os danos imediatos, a Cagece instalou barreiras físicas sobre as tubulações expostas pela maré alta.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, enfatiza que essas ações emergenciais serão mantidas até a conclusão da nova rede de esgoto, que resolverá “de forma definitiva o problema causado pelo avanço do mar”.

Todas as estruturas construídas pela Cagece visam assegurar a segurança sanitária dos moradores e visitantes da cidade, sendo imprescindível não manipulá-las sem autorização da companhia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder