enseada do Mucuripe

Sarto assina termo de cooperação com Iate Clube e Marinha para garantir mais segurança no porto do Mucuripe

Por Redação IN Poder - Última Atualização 11 de maio de 2024

Assinatura Do Termo De Cooperação, Iate Clube, Prefeitura E Marinha Do Brasil (22)

Foto: Portal IN

Nesta quarta-feira, 8, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), formalizou um termo de cooperação com o Iate Clube de Fortaleza e a Marinha do Brasil. Essa parceria visa reverter o selo negativo atribuído a Fortaleza na Carta Náutica Mundial e fortalecer a segurança das embarcações que ancoram na enseada do Mucuripe.

“Estamos firmando uma parceria, um convênio entre a Prefeitura, o Iate Clube e a Marinha, para dar mais segurança a essa faixa de mar da enseada do Mucuripe. Nós queremos devolver a segurança a essa parte da orla de Fortaleza. Com a parceria estabelecida, com vídeomonitoramento e outras medidas integradas, a ideia é que em um curto espaço de tempo a gente mude o padrão de reconhecimento da nossa orla na Carta Náutica Mundial,”afirmou o prefeito José Sarto.

Atualmente, a costa de Fortaleza está marcada na Carta Náutica Mundial com o selo de pirataria, devido aos numerosos furtos registrados por embarcações nacionais e internacionais que optam por ancorar no porto do Mucuripe, próximo ao Iate Clube. Com o intuito de reverter esse quadro, o município assinou o acordo, que prevê uma segurança mais eficiente na região.

Marcelo Pinheiro, superintendente da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (Ademfor), destacou que a cooperação entre a Prefeitura, o Iate Clube e a Marinha abrange diversas ações para reduzir o número de incidentes e garantir uma costa mais segura. “Neste acordo, a Prefeitura contribuirá por meio da Ademfor, que está coordenando essa iniciativa, e da Guarda Municipal, responsável pelo patrulhamento com jet skis e um bote.”

O secretário Municipal da Segurança Cidadã, Heraldo Maia, acredita que o acordo e as ações associadas contribuirão para melhorar a classificação de Fortaleza na Carta Náutica Mundial. “Quando eles perceberem que estamos dando mais atenção à segurança, certamente revisarão nossa classificação, o que pode aumentar a visibilidade de Fortaleza e atrair mais visitantes de todo o mundo,” explicou.

Participaram do evento os secretários Marcelo Pinheiro, Heraldo Pacheco, Homero Cals, Fabio Aquino, Paola Braga, Ferrucio Feitosa, João Marcos e Teka Lenz, além dos vereadores Elpídio Nogueira, Pedro França, Eliseu Carvalho, Manu Silva, Dayane Costa e Audízio Oliveira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder