EVENTO GLOBAL NA HOLANDA
Governo do Ceará e FIEC assinam MoU com Eletrobras no World Hydrogen 2024
Por Marcelo - Em 14/05/2024 às 10:10 AM
No segundo dia de participação no World Hydrogen Summit & Exhibition 2024, que está acontecendo em Roterdã, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Eletrobras, para a realização de investimentos voltados às áreas de energia e ao Hub de Hidrogênio Verde (H²V), que será instalado no Pecém.
O governador Elmano de Freitas participou deste momento relevante, pois também está na Holanda para, junto com sua comitiva, divulgar as oportunidades de negócios que o Estado oferece – especialmente no setor de geração de energias renováveis, H²V e toda a sua cadeia de valor – para os principais players do mundo, que estão reunidos no maior evento global voltado ao Hidrogênio.
Pela Eletrobras, assinaram o documento dois de seus vice-presidentes que estão presentes no World Hydrogen 2024 – Élio Wolff (VP Executivo de Estratégias e Desenvolvimento de Negócios) e Ítalo Freitas Filho (VP de Comercialização). Eles também buscam oportunidades de investimentos para a empresa, que busca construir um futuro ético e sustentável.
Além do presidente Ricardo Cavalcante, participaram da assinatura do MoU com a Eletrobras, pela FIEC, o superintendente Regional do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; o consultor de Energia, Jurandir Picanço; a consultora Internacional, Mônica Saraiva Panik, e o coordenador do Núcleo de Energia, Constantino Frate.
Já pelo Governo do Ceará, além do governador Elmano, assinaram o documento o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária de Assuntos Internacionais, Roseane Medeiros; o diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo.
Ainda durante o evento estão sendo realizadas visitas técnicas aos projetos de Hidrogênio que existem no Porto de Roterdã e também um constante networking com integrantes de toda a cadeia de valor. Outro objetivo do evento é acomodar a crescente expansão do setor, à medida que o Hidrogênio assume o papel central nos debates globais, na concessão de subsídios e nos planos de transição energética.