168 comunidades na Grande Fortaleza

Governo do Ceará lança programa “Periferias Conectadas” para expandir Banda Larga 5G

Por Redação IN Poder - Em 15/05/2024 às 2:28 PM

20240514160916 Img 7929 2048x1365

Foto: Divulgação

O Governo do Ceará anunciou nesta terça-feira, 14, o lançamento do programa “Periferias Conectadas”, destinado a expandir a cobertura de Banda Larga 5G em 168 comunidades na Grande Fortaleza. O evento contou com a presença da governadora em exercício, Jade Romero (MDB), do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, do CEO da Brisanet Telecomunicações, Roberto Nogueira, do presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, da senadora Janaína Farias (PT) e outras autoridades.

Com o objetivo de beneficiar mais de 200 mil pessoas na Região da Grande Fortaleza, Jade Romero destacou a importância do projeto para a promoção da igualdade. “A nossa gente é potência. O que faz diferença na vida de cada um de nós é a oportunidade. E a oportunidade de ter acesso, gratuita ou de baixo custo, a uma boa internet é um bem essencial em nossas vidas. Internet é um item essencial nas nossas vidas e que traz a oportunidade para a nossa juventude estudar, se formar, se divertir, se comunicar, enfim, se informar, fazer aquilo que sonha e deseja. Não só a nossa juventude, mas em especial as nossas escolas com essa conectividade”, afirmou. Além da capital, as comunidades de Caucaia, Maracanaú e Maranguape também serão beneficiadas.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também participou do evento e destacou que Fortaleza está prestes a se tornar a primeira capital brasileira totalmente conectada pelo 5G, com previsão de conclusão até julho deste ano. “Até o ano passado, as empresas que adquiriram faixas de frequência para Fortaleza tinham que instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Esse número foi reduzido para cada 50 mil habitantes e, em julho, será uma antena para cada 30 mil habitantes, promovendo uma infraestrutura que cresce e melhora a cobertura”, explicou o ministro.

O programa “Periferias Conectadas” representa um avanço significativo para a inclusão digital e o desenvolvimento das comunidades na Grande Fortaleza, reafirmando o compromisso do Governo do Ceará com a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder