GO GLOBAL PROGRAM
CIN e Boston Innovation Gateway vão internacionalizar empresas cearenses
Por Marcelo - Em 16/05/2024 às 2:12 PM
O Centro Internacional de Negócios (CIN) está desenvolvendo um projeto piloto, em parceria com o Boston Innovation Gateway, para promover o processo de internacionalização de empresas do Ceará. Este projeto visa aplicar a metodologia do Go Global Program, para que as empresas cearenses possam maximizar suas exportações. O principal objetivo do programa é fornecer aos empresários uma compreensão aprofundada do mercado internacional, com foco especial no norte-americano.
Por meio do Go Global, empresários cearenses terão acesso a informações cruciais sobre tendências de consumo, estratégias de marketing e ajustes necessários para adaptar seus produtos e serviços ao mercado externo. “Esse piloto demonstrou o potencial da metodologia para ajudar as empresas cearenses a se expandirem internacionalmente. Nosso objetivo é apoiar o CIN na ‘última milha’, que se traduz em resultados de vendas para as empresas. Além de outros programas e do acesso à nossa rede, escritórios e times em mais de 20 países”, afirma Manuel Mendes, cofundador e diretor Executivo do Boston Innovation Gateway.
Para iniciar a parceria, a empresa Chagran, que já participou de programas de treinamento para exportação realizados pelo CIN da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Apex-Brasil, foi selecionada. A companhia deseja expandir sua presença global e exportar para os Estados Unidos, aproveitando as oportunidades oferecidas por um dos maiores mercados do mundo. E já participou da maior feira de produtos naturais do mundo, Expo West 2024, realizada na Califórnia.
“A consultoria da Boston Innovation Gateway foi fundamental para a Chagran, fornecendo um estudo claro e abrangente do mercado consumidor de chá nos EUA. O relatório englobou análises detalhadas de personas, marcas concorrentes, estratégias de marketing e canais de venda, incluindo supermercados e marketplaces. Além disso, destacou melhorias necessárias, como a obtenção de certificações para atender a mercados específicos, como o da Califórnia”, afirmou Fernanda Rodrigues, sommelier de chás e proprietária da Chagran.