NO REINO UNIDO

Paulo André Holanda conhece centro de inovação em energia renovável offshore

Por Marcelo - Em 20/05/2024 às 7:36 PM

Dentro de sua agenda na Europa, o diretor Regional do Senai Ceará e superintendente Regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, realizou uma visita técnica ao Offshore Renewable Energy (ORE) do Catapult, o principal centro de pesquisa e inovação do Reino Unido para energia renovável offshore. Ele estava acompanhado por Keilla Casto, gerente de Planejamento da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e Isabela Maciel, assessora do Senai Ceará para Transição Energética.

Paulo Holanda com integrantes de sua comitiva e representantes da ORE

O principal equipamento do instituto é a Levenmouth Demonstration Turbine (LDT), a turbina eólica offshore de acesso aberto mais avançada do mundo, dedicada à pesquisa e à oferta de treinamentos. Segundo Paulo Holanda, essa foi uma excelente oportunidade de conhecer uma instalação eólica desse tipo. “Agradeço ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pela oportunidade e o parabenizo pela visão inovadora de estar sempre em busca de prospectar os melhores parceiros e soluções para o Sesi, o Senai e o IEL Ceará“, afirma.

Única entre as instalações de testes eólicos offshore, a imponente máquina de sete megawatts abriga algumas das inovações mais interessantes do setor para testes e validação. O aerogerador permite que os desenvolvedores demonstrem novos sistemas e métodos com menor tempo e custos, se comparado à realização de testes em um parque eólico offshore em funcionamento. Situada a poucos metros da costa, a Turbina de Demonstração de Levenmouth oferece uma instalação acessível para a realização de treinamento de técnicos e testes de sistemas inovadores.

Perspectivas

A comitiva foi recebida por David Findlay, gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios no Offshore Renewable Energy Catapult; Edvaldo Mendes, engenheiro Pesquisador Sênior do Catapult, e Sophie Mifsud, gerente de Relacionamento do Innovate UK. A reunião começou com uma apresentação institucional do centro da Catapult, seguida de debates sobre as possibilidades de parcerias com o ORE.

Isabela Maciel, Keilla Castro e Paulo Holanda no Catapult, no Reino Unido

Em seguida, Paulo André Holanda e Isabela Maciel apresentaram os potenciais do Sesi e do Senai Ceará, que integram a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na área de energias renováveis, dando destaque às parcerias já existentes. Enquanto Keilla Castro apresentou o Complexo do Pecém e seus diferenciais competitivos, destacando a importância de um planejamento integrado entre o setor eólico offshore e o desenvolvimento industrial e portuário.

“Sabemos que o Ceará está entre os estados do Brasil com o maior número de projetos de parques eólicos offshore em fase de licenciamento ambiental e que esse cenário está próximo de se concretizar. Por isso, nós que fazemos parte da FIEC, do Sesi e do Senai, precisamos estar preparados para disponibilizar aos industriais cearenses treinamentos, serviços técnicos e inovação, de forma a contribuir com o desenvolvimento do setor”, conclui Paulo Holanda.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business