Mega ação na Capital
Sarto anuncia a Operação Asfalto para recuperação de mais de 1200 vias em toda Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 22/05/2024 às 5:17 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, na tarde desta terça-feira, 21, a Operação Asfalto, um ambicioso projeto de recuperação asfáltica que abrangerá mais de 1.200 vias de Fortaleza. A operação inclui ações de pavimentação, sinalização, iluminação e zeladoria, que serão executadas em todas as 12 Regionais da Cidade. A iniciativa prevê a recuperação de 225 km de vias, englobando tanto reparos quanto recapeamento total de ruas e avenidas, e contará com mais de 900 agentes na execução dos serviços, coordenados pelas secretarias da Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos, e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania.
“Nós estamos lançando esse programa de recuperação asfáltica para 1.200 vias em Fortaleza, incluindo iluminação com luz branca, capinação e sinalização. Esta ação já começou em várias avenidas e ruas, como as avenidas Leste-Oeste, Engenheiro Leal Lima Verde, José Bastos e Raul Barbosa, entre outras. Agora, vamos intensificar os trabalhos,” destacou o mandatário.
Sarto explicou que a prioridade das ações será baseada no nível de deterioração das vias, especialmente aquelas mais afetadas pela quadra chuvosa, e na importância para a trafegabilidade, com foco particular nas rotas do transporte público. “Vamos hierarquizar a prioridade conforme a deterioração das vias e a trafegabilidade, principalmente nas vias por onde transitam os veículos de transporte público, que são essenciais para os trabalhadores. Esse binômio trafegabilidade e deterioração das vias guiará nossas ações, que serão anunciadas semanalmente,” acrescentou Sarto.
Os serviços de pavimentação beneficiarão vias de intenso fluxo de veículos e circulação de transporte coletivo. Estão contemplados os quadriláteros e vias secundárias definidas pela Seger e Secretarias Regionais, além das demandas da população via Central 156 e Centrais de Acolhimento. Inicialmente, 180 vias serão beneficiadas, com 100 recebendo serviços de reparo e 80 passando por recapeamento total, das quais 30 já estão definidas.
Para garantir a eficiência da operação, 20 equipes atuarão diariamente em todas as Regionais, o maior contingente já empregado para esse tipo de trabalho. As ações de recapeamento asfáltico ocorrerão em dias úteis, nos turnos manhã, tarde e noite, cobrindo 110 km de vias principais e mais 50 km de vias secundárias.