ALTA DE 0,9% PARA PESSOAS FÍSICAS

Estoque total de crédito sobe 0,2% e alcança R$ 5,893 trilhões em abril

Por Redação - Em 27/05/2024 às 10:29 AM

Edifício Sede Do Banco Central Em Brasília

Segundo o BC, a taxa de inadimplência nas operações de crédito livre teve um aumento entre março e abril, passando de 4,5% para 4,6%

Dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (27) mostram que que o estoque total de operações de crédito no sistema financeiro teve um aumento de 0,2% em abril, alcançando R$ 5,893 trilhões. Em relação aos últimos 12 meses até abril, o saldo cresceu 8,7%. Comparando com março, houve um aumento de 0,9% no estoque para pessoas físicas e uma redução de 0,9% para pessoas jurídicas.

No que diz respeito à composição do crédito, o estoque de crédito livre registrou uma queda de 0,2% em abril, enquanto o crédito direcionado apresentou um avanço de 0,7%.

Dentro do crédito livre, o saldo para pessoas físicas aumentou 0,8% em abril, enquanto para as empresas o crescimento foi de 1,4%.

PIB

O Banco Central também informou que a relação entre o total de operações de crédito e o Produto Interno Bruto (PIB) passou de 53,3% para 53,2% na comparação entre março e abril.

Inadimplência

A taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com os bancos teve um aumento entre março e abril, passando de 4,5% para 4,6%. Para pessoas físicas, essa taxa foi de 5,4% para 5,5%, enquanto para empresas foi de 3,2% para 3,3% no mesmo período.

Por outro lado, a inadimplência do crédito direcionado (recursos da poupança e do BNDES) permaneceu estável em 1,4% na comparação entre março e abril.

Considerando tanto o crédito livre quanto o direcionado, a taxa de inadimplência também permaneceu estável em 3,2% entre março e abril.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business