MOSTRA PESQUISA
Pela primeira vez, Brasil supera EUA entre destinos turísticos preferidos por paulistanos
Por Redação - Em 03/06/2024 às 2:43 PM
Com a superação das restrições impostas pela pandemia de covid-19 e a melhora no cenário econômico, os brasileiros estão retomando as viagens de lazer, movimentando não apenas o turismo mundial, mas também o mercado interno. Conforme pesquisa do Instituto Data Folha, o turismo interno tem ganhado força e, pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos como um dos destinos favoritos para viagens entre o público paulistano.
A pesquisa, encomendada pelo especial Viaja São Paulo, foi realizada com 1.604 paulistanos das classes A e B, maiores de 16 anos e que viajaram ao menos uma vez a lazer para fora do estado nos últimos 12 meses. Os resultados mostraram que 20% do público têm preferido destinos nacionais, contra 17% que escolheram os Estados Unidos como primeira opção. Em pesquisas anteriores, feitas antes da pandemia de covid-19, os Estados Unidos lideravam a preferência dos viajantes brasileiros.
“Cada vez mais as pessoas estão percebendo o quanto o Brasil é atrativo. De norte a sul do país, podemos viver experiências únicas, desde paisagens que só existem aqui, a uma gastronomia fantástica com peculiaridade de sabores que resgatam a cultura ancestral de cada região. Isso é viver o Brasil e nós estamos valorizando cada vez mais essas experiências”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Divulgação
Na missão de apresentar ao brasileiro tudo que o país tem de atrativos turísticos, o Ministério do Turismo tem apostado em uma série de ações por meio do movimento nacional “Conheça o Brasil”. A ação tem como objetivo incentivar e facilitar as viagens pelo país, com a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais. A iniciativa busca, ainda, promover a geração de negócios para os prestadores de serviços turísticos e estimular a competitividade no setor. O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes.
“Vamos continuar o trabalho que temos desenvolvido, de valorização cultural, apoiado em ações sustentáveis, por meio de um turismo consciente, para mostrar cada vez mais lugares e destinos incríveis que este país tem. Temos um Brasil todo para descobrir e estamos dispostos a mostrar isso aos brasileiros”, finalizou o ministro.