Test-drive

Dirigimos o “irado” e charmoso 208 turbo da Peugeot

Por Jota Pompílio - Em 04/06/2024 às 12:07 PM

Img 20210918 Wa0009 1024x473

O Peugeot 208 é um dos hatches mais bonitos do Brasil (se não o mais). Fotos: Jota Pompílio.

Na semana passada, passei sete dias desfrutando, esmiuçando e conhecendo na prática o modelo mais bonito quando o assunto é hatch, o Novo 208 da Peugeot. Porém, desta vez, turbinado.

Cedido pela fabricante, é inegável que os franceses são imbatíveis em uma coisa: o design. Contornos elegantes, a dianteira que imita as garras de um leão em led, a traseira esportiva, o cockpit e a direção que mais assemelham-se a um carro de fórmula 1 e o painel digital fazem deste modelo único.

Novo Peugeot 214 1024x602

A bordo do Novo Peugeot turbo

A experiência em dirigi-lo seja na cidade ou rodovias revela vários prazeres e segurança também. Segurança porque fazer ultrapassagens é fácil demais e a dirigibilidade do veículo está muito bem acertada, já que não provoca hesitações nas acelerações ou retomadas de velocidade. O pedal do acelerador é leve, o que contribui para acelerar com mais facilidade e sentir a frente do carro dar aquela empinada e até uma tendência a perda de tração, o que é prontamente corrigido pelo controle de tração.

o motor de 130 cv é valente, sobe serra como ninguém (Serra de Guaramiranga), embala rápido, te dá segurança em ultrapassagens e como é baixinho, em curvas de abismo, cola que nem cola. Nota 10 em estabilidade. Tai um outro motivo que todo dono de um carro gosta de ter, a confiabilidade. E em termos de desempenho o resultado também é empolgante, pois vai de 0-100 km/h em 9,2/9 segundos (G/A) com velocidade máxima de 206 km/h.

Img 20210920 Wa0026 1024x473

O Peugeot 208 Turbo 200 é o compacto mais rápido do mercado com motor 1.0 turbo flex.

Assim como outros modelos da Peugeot, as revisões periódicas são transparentes, tabeladas ou planejadas, isto é, o cliente já sabe do serviço que será ofertado no Novo 208 turbo e quanto irá pagar. Nas revisões, ele não terá uma má surpresa. Dependendo do período, alguns valores ficam abaixo ou igual a carros que não são premiums. Mais um ponto forte de ter esse hatch francês na garagem, a transparência, né?

Teto panorâmico

O Peugeot 208 é o único hatch compacto no Brasil a oferecer teto panorâmico de série. Um diferencial interessante, que deixa o 208 mais atraente. O quadro de instrumentos 3D é outro item que o Peugeot 208 traz com exclusivodade no segmento de hatches compactos. São múltiplas telas de informação e diferentes tipos de layout para leitura das informações do veículo. E o sistema é 100% digital.

Espaço interno

O 208 sempre teve fama de ser um hatch mais apertado que os rivais, e nada muda na configuração Turbo 200. Com os bancos da frente ajustados para pessoas altas, sobra pouco espaço para adultos na fileira de trás. Os joelhos ficam colados no encosto lombar do banco à frente, ainda que haja uma curvatura inteligente nele para otimizar espaço.

Além disso, a queda de teto prejudica o espaço para a cabeça, tanto eu, que tenho 1,90 m, tive que apoiar no teto durante o teste, e não no encosto do banco. Por fim, o túnel central também é muito elevado. Ou seja, é um carro para quatro pessoas, na prática.

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road