PESQUISA DA ACSP
Dia dos Namorados: 45,2% dos consumidores devem gastar mais que em 2023
Por Redação - Em 10/06/2024 às 5:00 PM
Neste Dia dos Namorados, que será comemorado nesta quarta-feira (12), 33,6% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data, e 45,2% planejam gastar mais do que em 2023. Os dados são da pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn com 1.716 consumidores de todo o Brasil.
Por outro lado, 44,5% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 28,6% pretendem gastar menos. Outros 21,9% não sabem. Em relação ao ano passado, diminuiu levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e aumentou dos que não pretendem adquirir presentes.
A maioria (81,6%) planeja gastar entre R$ 50 e R$ 300.
Assim como em 2023, a pesquisa revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,2%) e em lojas físicas (60,7%).
Itens mais procurados
Assim como em 2023, nas intenções de compra prevalecem artigos de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista – o que é normal para a data. Ao contrário do Dia das Mães, onde além desses presentes, se somam móveis ou eletrodomésticos.
A intenção de compra de roupas e calçados diminuiu (31,2%), ficando ainda mais abaixo do registrado no período pré-pandemia (60%/70%).
Presentes de uso pessoal, como itens de beleza, joias e bijuterias, são sempre populares para o Dia dos Namorados, representando cerca de 50,3% das preferências. Chocolates e bombons, que somam 21,6%, continuam na lista de presentes, mesmo após a Páscoa. Agora aparecem itens que não apareciam antes da pandemia, como cestas de café da manhã e delivery de refeições.
Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as intenções de compra para o Dia dos Namorados não apresentaram diferenças significativas em relação ao ano passado, embora ainda reflitam algumas mudanças nos hábitos de consumo ocorridas durante a pandemia.
“De qualquer forma, a maioria dos entrevistados que manifestaram intenção de comprar presentes para a data estão dispostos a gastar mais e preferem realizar suas compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial. Isso seria muito positivo para o varejo tradicional”, afirma.