APONTA CNI

Indústria: faturamento, horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada cresceram em abril

Por Redação - Em 11/06/2024 às 12:02 PM

Indútria Sotor Industrial Produção Industrial Foto Cni

O indicador de emprego apresentou uma pequena variação de 0,3%, que representa estabilidade em abril FOTO: CNI

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria de transformação registrou um cenário positivo em abril, conforme revelado pelos Indicadores Industriais. Houve um aumento nos índices de faturamento real, no número de horas trabalhadas na produção e no nível de utilização da capacidade instalada.

Segundo a economista da CNI, Larissa Nocko, o mercado de trabalho aquecido, o avanço do rendimento, a melhoria do ambiente de crédito e a inflação moderada têm impulsionado o poder de compra da população, favorecendo o consumo de bens industriais. Mesmo com alguns indicadores apresentando recuos no mês, eles demonstram um crescimento em comparação com o ano anterior, evidenciando uma situação mais favorável para a indústria de transformação em relação a 2023.

É importante observar que esta edição dos Indicadores Industriais não considera o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul. Esse impacto provavelmente será percebido, principalmente, no próximo levantamento, que trará dados referentes a maio.

Faturamento

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 1,5% na passagem de março para abril de 2024. Na comparação com abril de 2023, a alta foi de 12,2%.

Já o número de horas trabalhadas na indústria de transformação avançou 2,4% de março para abril de 2024, na série livre de efeitos sazonais. Ao comparar com abril de 2023, a alta foi de 8,2%.

O indicador de emprego apresentou uma pequena variação de 0,3%, que representa estabilidade em abril. Em comparação com abril do ano passado, esse índice cresceu 1,4%.

Devido ao fechamento de uma fábrica em São Paulo, os indicadores de massa salarial e de rendimento médio da indústria de transformação mostraram uma alta excepcional em março. Por isso, já era esperado um recuo considerável em abril.

A massa salarial caiu 2,8% e o rendimento médio dos trabalhadores recuou 2,5% na passagem de março para abril de 2024, na série livre de efeitos sazonais. Apesar disso, ambos seguem em alta quando comparados com 2023.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 79,2% em abril de 2024, um aumento de 0,5 ponto percentual na comparação com março, na série dessazonalizada. Na comparação com abril de 2023, foi registrada alta de 1,3 ponto percentual.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business