Eleições 2024

Partido de Wagner questiona e Justiça Eleitoral determina impugnação de pesquisa do Instituto Verita

Por Redação IN Poder - Em 24/06/2024 às 5:05 PM

Urnaeletronica Fim 21102020 Antonioaugusto Tse

Foto: Agência Brasil

O partido União Brasil entrou com uma ação judicial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o Instituto Verita LTDA – EPP/VERITA. A ação questiona uma pesquisa eleitoral realizada em Fortaleza sobre a corrida para a prefeitura da capital.

Segundo o partido, o Instituto Verita avaliou incorretamente o número de eleitores da Regional I, estimando apenas 30 mil, enquanto a região, que inclui bairros como Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambú e Vila Velha, possui na verdade uma população de aproximadamente 344.510 habitantes.

Em nota, o União Brasil destacou que “há uma discrepância gigantesca, tendo em vista que, com o número real de habitantes, o instituto teria realizado apenas 15 entrevistas, logo, não é possível obter-se um resultado satisfatório que possa validar o estudo estatístico”.

Em função dessas discrepâncias, a justiça eleitoral determinou a invalidação e a proibição da divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Verita.

A ação também aponta que enquanto a Regional I, uma área periférica, recebeu pouquíssimos questionários, a Regional II, que inclui muitos bairros nobres, foi mais contemplada devido ao maior número de eleitores. Isso poderia, segundo o partido, beneficiar algum candidato específico.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder