PARCERIA COM A FGV
Sarto participa do lançamento das novas diretrizes para a educação de Fortaleza
Por Marcelo - Em 28/06/2024 às 3:36 PM
O sistema educacional da capital cearense vai passar por mudanças no segundo semestre deste ano, após o lançamento do Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), realizado nesta sexta-feira (28), na Academia Professor Darcy Ribeiro. O novo currículo tem como objetivo principal garantir os processos de aprendizagem dos estudantes da Capital, segundo o prefeito José Sarto.
Segundo o gestor, a elaboração do DCRFor foi realizada de forma coletiva, com diversos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino. “Centenas de voluntários participaram com muita dedicação na elaboração dessas nove vertentes das diretrizes curriculares, oferecendo para a educação de Fortaleza um documento inédito. A comunidade escolar foi ouvida na construção desse documento para que ele pudesse ser, de fato, um norteador da base curricular no município”, explica.
O novo DCRFor foi elaborada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), visando promover uma educação eficaz, alinhada com os objetivos pedagógicos e sociais da Rede de Ensino da capital cearense.
Inovação
O titular da SME destaca que o documento é inovador em sua essência, tornando a capital pioneira na criação destas diretrizes. “As inovações são muitas, além do pioneirismo, temos cadernos dedicados a educação antirracista, diversidade, inclusão, e cadernos que lidam diretamente com metodologias ativas, ou seja, a prática dentro de sala de aula, numa perspectiva de uma educação realmente inovadora e transformadora”, ressalta Jefferson Maia.
O material foi construído com base nos documentos que já são norteadores para o atual currículo da educação, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Dividido em nove volumes, o trabalho, que foi iniciado em agosto de 2023, teve a participação de profissionais do município, especialistas da FGV e comunidade escolar.
“A Fundação Getúlio Vargas se sente orgulhosa pela confiança que foi depositada para a participação nos processos. Porque na verdade as diretrizes foram construídas a várias mãos. Isso é fundamental porque todos se apropriam dessa base curricular e conseguimos ter uma cadeia de acompanhamento que vai desde o professor, passando pelo coordenador pedagógico, pelo diretor da escola e pela equipe toda da secretaria”, explica Henrique Paim, diretor da FGV.