PAVIMENTANDO O FUTURO
Projeto Geração Tech inicia nova edição para jovens no Ceará
Por Eduardo Buchholz - Em 01/07/2024 às 5:26 PM
A nova edição do projeto Geração Tech, uma colaboração entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), teve início nesta segunda-feira (1º). O objetivo é capacitar 700 jovens, de 18 a 29 anos, em Desenvolvimento Web Full Stack. O curso, totalmente gratuito, está dividido entre 250 vagas presenciais e 450 online, estas últimas destinadas especialmente a residentes do interior do Estado.
O curso intensivo abrange todos os aspectos do desenvolvimento de websites e aplicativos, desde a interface gráfica até os bancos de dados, com ensinamentos em HTML5, CSS3, Javascript, React, entre outras tecnologias. Esta formação busca atender à crescente demanda por especialistas em tecnologia da informação e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Ceará.
Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, destaca o déficit de profissionais qualificados no mercado tecnológico e vê grande potencial nos jovens. “O IEL Ceará tem um olhar sempre muito atento às pessoas, especialmente aos jovens, e por isso estamos inovando constantemente em busca de soluções para as necessidades das empresas e novas oportunidades para as carreiras. Com esse programa, iremos preparar os jovens com as competências e habilidades necessárias ao futuro, que já é hoje, e esperamos que as portas do mercado se abram para eles. Estamos diante de uma oportunidade única de impulsionar os talentos locais para ver o Ceará dar um grande salto tecnológico”, disse.
O projeto não só fortalece a área de tecnologia no Ceará, mas também reflete o compromisso do Governo do Estado em investir na formação da juventude. “O Geração Tech desempenha também um papel de destaque no fortalecimento da área de tecnologia no Ceará, pois reconhecemos a importância estratégica do programa para o crescimento promissor do nosso Estado. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando para unir forças e abraçar a ideia no presente para colhermos os frutos no futuro”, afirmou Danilo Serpa, presidente da Adece.
Os interessados devem ter entre 18 e 29 anos, residir no Ceará, ter concluído o ensino médio, possuir conhecimentos básicos de informática e atender a critérios socioeconômicos específicos, como renda familiar. Os alunos de escola pública terão preferência na seleção para garantir que o projeto alcance principalmente jovens de camadas menos favorecidas.