EMPREENDEDORISMO FEMININO
Fórum em Brasília revigora protagonismo das empreendedoras gaúchas
Por Lorena Cabral - Em 03/07/2024 às 10:52 PM
O Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) realizou uma edição especial na quarta-feira (26), no hotel Royal Tulip em Brasília, reunindo líderes femininas para apoiar a recuperação das empreendedoras do Rio Grande do Sul afetadas pelo desastre climático recente.
A escolha de Brasília como sede do evento foi estratégica, como explicou a presidente do fórum, Tânia Cruz Costa: Queremos sensibilizar as brasilienses para, juntamente com as gaúchas, abraçarmos umas às outras em uma jornada que começa agora para a reconstrução e recomeço das empreendedoras atingidas direta ou indiretamente pelas cheias que ocorreram no Rio Grande do Sul”.
A programação do fórum começou com a palestra “Saúde Mental: Inspiração, Motivação e Coragem”, proferida pela psiquiatra Gabriela Schuster e moderada por Elisiane da Silva, CEO do Instituto Educacional Essência do Saber (IEES). As discussões enfatizaram a importância da saúde mental para a resiliência no empreendedorismo feminino.
Um dos momentos mais destacados foi o painel sobre Empreendedorismo Social e Sustentável, que contou com a presença de Rose Rainha, Deise Nicoletto e Paula Santana, sob a moderação da jornalista Kátia Cubel. Paula Santana ressaltou a necessidade de autoconhecimento para as empreendedoras, destacando que não precisam gerir tudo sozinhas, mas sim focar em suas competências principais.
Ana Paula Rodrigues Bohn apresentou o projeto “Adote um empreendedor”, enquanto Daiane Wolff, fundadora da Gaúcha Prendada, compartilhou como transformou a crise em novas oportunidades. Ambas incentivaram o apoio ao programa Avança Mulher Empreendedora, que busca arrecadar fundos para apoiar empreendedoras em 23 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes.
A deputada estadual Adriana Vieira Lara apresentou o Programa Estadual Mulheres Chefes de Família Empreendedoras, que oferece linhas de crédito e capacitação para mulheres chefes de família no Rio Grande do Sul. “Quase metade das mulheres empreendedoras são chefes de família”, afirmou a deputada.
O evento foi finalizado com a entrega dos recursos arrecadados, marcando o começo de uma série de ações que culminarão em um grande evento em Gramado, programado para novembro. Vanessa Mendonça, embaixadora do FMEG, reforçou a importância de estender apoio e esperança às empreendedoras gaúchas: “Nós não podemos deixá-las sozinhas, especialmente neste momento no Rio Grande do Sul. Nós podemos agir ajudando, ensinando e levando algo além do recurso financeiro, mas esperança a elas.”
*Contém informações do site gpsbrasilia.com.br