AUDIÊNCIAS EM BRASÍLIA
Empresários buscam impulso ao turismo em Canoa Quebrada e Rota das Falésias
Por Marcelo - Em 09/07/2024 às 8:14 PM
Uma comitiva de empresários ligados ao setor de hotelaria da região de Canoa Quebrada esteve em Brasília nesta segunda-feira (8), onde participou de reuniões com os titulares dos Ministérios do Turismo (MTur), Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos (MPA), Sílvio Costa Filho. As audiências foram articuladas pelo líder do Governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães, e o objetivo principal foi dar um novo impulso ao movimento turístico em Canoa Quebrada e também na Rota das Falésias.
A presidente Gabriela Crippa e o diretor Financeiro Rui Oliveira, da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), encabeçaram a comitiva, que contou ainda com a participação do empresário Lusiário Batalha, presidente da Associação de Desenvolvimento da Rota das Falésias (Adetur). O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, também integrou o grupo, uma vez que a instituição atua fortemente no apoio aos empreendedores do Litoral Leste cearense.
O Sebrae Ceará realizou a consultoria e parceria do projeto ‘Canoa Encanta’, idealizado pela Asdecq, que é um programa de requalificação do turismo em Canoa Quebrada. Este programa também disponibiliza uma série de ações de marketing e incentivo de vendas de pacotes turísticos para as agências, operadoras e turistas em geral, por meio do site: www.canoaencanta.com.br. O ministro Celso Sabino se comprometeu em ampliar a divulgação do destino Canoa Quebrada nas ações do MTur, inclusive fornecendo passagens aéreas para que representantes da Asdecq possam participar de feiras de turismo no Brasil e no exterior.
A coordenadora de projetos do Sebrae Nacional, Ana Clésia Guerreiro, explicou melhor os projetos de fortalecimento da Rota das Falésias e de ampliação do saneamento básico e da drenagem de águas pluviais, para evitar a destruição das falésias em Canoa. “Também estamos reivindicando um estande para participação de feiras nacionais e internacionais, com o objetivo de divulgar a Rota das Falésias, tendo como destino indutor a praia de Canoa Quebrada”, explica Rui Oliveira.
Transporte aéreo
Já na reunião com o titular do MPA foi debatida a reestruturação da malha aérea para o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada, situado em Aracati, que atualmente não conta com voos regulares de longa distância, como já ocorreu anteriormente. Além de algum incentivo, visando reduzir o alto custo das passagens aéreas, que acabou afastando os turistas, principalmente de outros estados brasileiros.
“Como a Região do Cariri representa cerca de 20% da ocupação hoteleira de Canoa Quebrada, foi solicitada ao ministro Sílvio Costa Filho a ativação de um voo entre Juazeiro do Norte e Aracati. Ele se mostrou totalmente favorável a esta reivindicação, uma vez que já foi secretário do Turismo em Pernambuco e conhece bem as demandas do setor turístico, principalmente do Nordeste. E fez um belo trabalho no estado vizinho”, completa Rui Oliveira.