Eleições 2024
Reuniões de Camilo e Elmano movimenta bastidores da política na pré-campanha eleitoral no Ceará
Por Redação IN Poder - Em 12/07/2024 às 2:12 PM
Embora as convenções partidárias comecem apenas no dia 20 de julho, os bastidores da política cearense já fervilham com intensas articulações. Nesta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participaram de reuniões cruciais a portas fechadas, que podem definir os rumos da próxima disputa eleitoral.
Na segunda-feira, 7, os dois líderes petistas se encontraram com o deputado federal Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB. A reunião discutiu a relação entre os partidos nos municípios do Ceará, com foco especial em Fortaleza. O MDB, que integra a base governista estadual e tem a vice-governadora Jade Romero (MDB) em suas fileiras, apoia várias pré-candidaturas importantes, incluindo a de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza e a de Fernando Santana (PT) em Juazeiro do Norte. O mdebista, entretanto, já indicou que não está na disputa pela vice de Leitão.
O PSB, liderado por Eudoro Santana, pai de Camilo, também está de olho na vice-prefeitura de Fortaleza, com Luísa Cela, ex-secretária da Cultura, e a vereadora Enfermeira Ana Paula como principais cotadas. Na terça-feira, 8, Camilo e Elmano se reuniram com o senador Cid Gomes (PSB) para discutir o alinhamento político nos municípios. Embora Cid tenha mantido uma postura discreta sobre a pré-candidatura de Evandro, ele apoia Leitão incondicionalmente.
Esses encontros, que ocorreram fora da agenda oficial, refletem a intensa movimentação política em torno da escolha do vice na chapa petista. Enquanto Cid Gomes se mantém mais reservado, o PSD de Domingos Filho tem adotado uma postura mais assertiva nas negociações. O ex-vice-governador do Estado defende que o seu partido tem mais capilaridade eleitoral na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), maior do que as outras legendas que também almejam a indicação para vice.