sob a liderança da ministra Carmen Lúcia
Desembargadora Iracema Vale assume função de juíza auxiliar do TSE
Por Redação IN Poder - Em 12/07/2024 às 7:22 PM
A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi nomeada como juíza auxiliar no Gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a liderança da ministra Carmen Lúcia. A nomeação ocorreu na quarta-feira (10 de julho) e a magistrada já assumiu suas novas funções.
Iracema Vale tem uma trajetória destacada no Judiciário. Ela presidiu o TJCE entre 2015 e 2017, sendo a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por indicação do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017. Em 2018, foi eleita por unanimidade como ouvidora-geral do CNJ e atuou como juíza auxiliar da Presidência do Conselho de outubro de 2019 a setembro de 2020.
Ingressando no Judiciário cearense em 2005 pelo Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado, Maria Iracema Vale desempenhou diversos papéis no TJCE. Além de presidente, ela foi ouvidora e membro do Conselho Superior da Magistratura. Sua atuação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) incluiu os cargos de presidente, vice-presidente e corregedora. Antes de integrar o TJCE, foi procuradora-geral de Justiça.