EXPANDIR NEGÓCIOS

Ceart expõe e comercializa os trabalhos de 520 artesãos durante a Expocrato

Por Marcelo - Em 15/07/2024 às 6:29 PM

A Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), vai levar o trabalho de 520 artesãos do Cariri para comercializar no maior evento agropecuário do Norte e Nordeste, a Expocrato. A feira iniciou neste fim de semana, e segue até o próximo dia 21, no Parque de Exposição Pedro Felício, no Crato, sendo uma ótima oportunidade de expandir para um público maior o trabalho dos artesãos e valorizar as diversas tipologias de artesanato produzidas na região.

CeArt levarão dez tipologias diferentes de artesanato para a Expocrato

Estaremos com 36 estandes, dentre os quais 16 associações e grupos produtivos, além de 20 artesãos individuais, expondo e comercializando o legítimo artesanato cearense. Teremos dez tipologias diferentes e técnicas como rechilieu, bordado boa noite, renda de bilro, couro, argila, xilogravura, pedras kariri, esculturas de madeira, trançado de sisal, fibras de bananeira e palha de milho, e composição de bonecos”, afirma Onélia Santana.

Nomes como Espedito Seleiro, Cícero Caetano (Zumbi) e diversos artesãos da Associação do Mocotó estarão nos estandes da CeArt, ao lado de outras pessoas que trabalham com artesanato das cidades de Antonina do Norte, Barro, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.

A coordenadora da CeArt, Germana Mourão, ressalta que durante os nove dias de evento, além da logística, ambientação e de todo suporte aos artesãos, a equipe de técnicos da Central de Artesanato, acompanhará os artesãos em seus estandes, bem como, realizará emissão e renovação da identidade artesanal. A CeArt já cadastrou mais de 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e intermediou, no ano passado, a comercialização de 59.615 peças, fazendo girar mais de R$ 4,3 milhões em vendas.

“Os artesãos já cadastrados pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato, deverão apresentar a identidade artesanal, os não cadastrados devem comparecer com a documentação necessária (RG, CPF e comprovante de residência), um produto pronto na tipologia e técnica na qual pretende se cadastrar e com material para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto desde o início” complementa a coordenadora.

A CeArt tem levado o artesanato cearense para diversos espaços, tanto a nível nacional, quanto internacional, e vem ao longo dos anos se consolidando como uma política pública de incentivo e fomento a esta tradicional atividade. No Cariri, além da Expocrato, a população pode encontrar o que há de melhor no artesanato da região nas duas lojas da CeArt, situadas na Arena Romeirão e no Centro Multifuncional de Serviços. Essas duas unidades ficam na cidade de Juazeiro do Norte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business