CINCO CONTINENTES AFETADOS

Apagão virtual global afeta voos, bancos e telecomunicações

Por Redação - Em 19/07/2024 às 8:58 AM

Aviao

O setor de viagens foi um dos mais afetados, com aeroportos em várias partes do mundo relatando problemas

Uma falha tecnológica global afetou operações em diversos setores nesta sexta-feira (19). Companhias aéreas suspenderam voos, emissoras ficaram fora do ar e vários segmentos, desde bancos até o setor de saúde, foram prejudicados devido a problemas no sistema.

American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air cancelaram voos devido a problemas de comunicação, após a Microsoft resolver uma interrupção em seus serviços em nuvem que afetou várias companhias aéreas de baixo custo, embora não tenha ficado claro se essas companhias estavam diretamente envolvidas.

“A United está enfrentando uma falha de software de terceiros que afeta sistemas de computadores globalmente. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, todas as aeronaves estão sendo mantidas nos aeroportos de origem”, afirmou a United em comunicado. “Os voos em curso continuarão até seus destinos.”

O governo da Austrália relatou que as falhas em mídias, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.

Segundo um alerta enviado pela Crowdstrike aos clientes e analisado pela Reuters, o software Falcon Sensor da empresa está causando travamentos no Microsoft Windows, resultando na conhecida “Tela Azul da Morte”. O alerta, enviado às 2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, também incluiu uma solução manual para corrigir o problema.

Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários.

Não há indicações de que a falha seja um incidente de segurança cibernética, afirmou o escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um comunicado.

Impacto global

O setor de viagens foi um dos mais afetados, com aeroportos em várias partes do mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos terminais espanhóis, relatando problemas em seus sistemas e atrasos.

Companhias aéreas internacionais, como a Ryanair, a maior da Europa em número de passageiros, alertaram sobre problemas em sistemas de reserva e outras falhas.

No Reino Unido, sistemas de reservas usados por médicos ficaram fora do ar, segundo relatos de autoridades médicas. A Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, também enfrentou interrupções, pedindo desculpas por não conseguir transmitir ao vivo.

Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e África do Sul alertaram clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group reportou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business