Test-drive
Kardian empolga no desempenho, seduz pelo design e conta com ótima tecnologia
Por Jota Pompílio - Em 22/07/2024 às 1:04 PM
Enfim, dirigimos o SUV da Renault que só tem recebido boas críticas. Eu, por exemplo, na capital cearense, depois de passar uma semana com o Kardian, virei fã e te digo o por quê. Cedido pela montadora, o dirigi tanto na área urbana de Fortaleza como em rodovias na versão top que é a Premiere.
A minha primeira impressão ao dirigir o Kardian foi muito positiva. Compacto, ele é ótimo para estacionar em qualquer lugar. Em desempenho, o SUV francês agrada muito principalmente na entrega de torque e tem grande agilidade no trânsito urbano em ultrapassagens. Ele é super esperto em retomada de velocidade para ultrapassagens (os 125 cv com etanol ou 120 cv com gasolina são entregues a 5.000 rpm) e o câmbio de dupla embreagem de 6 marchas faz trocas imperceptíveis.
A bordo, a posição de dirigir é excelente, com bancos bonitos, anatômicos e confortáveis, além de elevados, e painel digital de 7”. A direção tem ótima empunhadura e um diâmetro não muito grande (como vemos, por exemplo, no Pulse e no Nivus), a multimídia de 8” fica no alto do painel, com ótima visibilidade, e o porta-malas tem 358 litros VDA (410 litros se encher de água).
Por dentro
O interior do Kardian é um verdadeiro espetáculo de tecnologia e modernidade. O destaque fica para a central multimídia com espelhamento sem fio para smartphones, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e sistema de som premium.
O design ergonômico dos bancos, com costuras em laranja, e o console elevado com apoio de braço garantem conforto e praticidade para todos os passageiros e, claro, o motorista.
O Renault kardian tem mesmo uma proposta urbana. Tanto que motor e câmbio foram ajustados para proporcionar boa economia rodando na cidade, em baixas rotações (13,1 km/l com gasolina e 9,0 km/l com etanol). Na estrada, os números sobem (13,9 km/l com gasolina e 9,7 km/l com etanol).
Para quem se preocupa em segurança, ele também tem seus diferenciais. Por exemplo, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O Renault traz ainda sistemas de ponto cego no retrovisor para avisar ao motorista a presença de outros veículos na lateral.