APOIO DO IRB
TCE-CE debate desafios e perspectivas do Hidrogênio Verde nesta quinta-feira (25)
Por Marcelo - Em 23/07/2024 às 11:48 AM
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), promove o painel ‘Hidrogênio Verde: desafios e perspectivas’, nesta quinta-feira (25), a partir das 10 horas, no plenário do Edifício 5 de outubro. Trata-se de mais uma edição do TCE Debate, que abordará a consolidação da indústria do H²V.
O senador Cid Gomes, que presidiu a Comissão Especial do Hidrogênio Verde no Senado Federal, culminando com a aprovação do Marco Legal do H²V, no dia 11 deste mês pela Câmara dos Deputados, será um dos palestrantes do evento. Afinal, ele acompanhou de perto toda a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, que aguarda a sanção presidencial.
Também participarão do evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o diretor-executivo Jurídico do Complexo do Pecém, Juvêncio Viana. A mediação do TCE Debate será realizada pelo conselheiro corregedor Edilberto Pontes, que ainda preside o IRB.
Combustível limpo
O Hidrogênio Verde é um combustível universal e atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o Ceará possui 100 parques eólicos que geram 2.577 MW de potência; e outros 72 empreendimentos, em construção ou obras não iniciadas, como capacidade contratada de 2.876 MW.
O Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, no Complexo do Pecém, foi lançado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2021, em parceria com a FIEC e a Universidade Federal do Ceará. A ideia é reduzir a emissão de gases poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios com geração de empregos no Estado, impulsionando o desenvolvimento econômico.