colaboração estreita

Elmano de Freitas defende integração da Forças de Segurança em aula inaugural de formação de novos policiais

Por Redação IN Poder - Em 24/07/2024 às 4:43 PM

20240724091458 Jw07263

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), esteve presente na abertura da aula inaugural da Turma II do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD) nesta quinta-feira, 24. O evento, realizado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), marca o início da formação de 388 novos soldados para a força policial do Estado.

Em seu discurso, Elmano enfatizou a necessidade de uma colaboração estreita entre todas as Forças de Segurança, incluindo órgãos estaduais e federais, além do Poder Judiciário e do Ministério Público. Segundo ele, essa integração é fundamental para combater o crime organizado e garantir maior segurança à população cearense.

Elmano destacou que a Polícia Militar não atua de forma isolada no enfrentamento ao crime. Ele ressaltou a importância da cooperação com a Polícia Civil, Polícia Forense, Corpo de Bombeiros, além de utilizar dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A articulação com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública também foi apontada como crucial para o sucesso nas ações de segurança.

Ao se dirigir aos novos soldados, o governador sublinhou a importância de uma formação sólida. Ele lembrou que a Polícia Militar é uma instituição bicentenária com uma história rica, marcada pelo sacrifício de muitos de seus membros em prol da proteção da sociedade. “Vocês estão ingressando numa instituição que zela por sua história e tem um histórico de dedicação e coragem”, afirmou.

Roberto Alzir Chaves, secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, destacou a presença do governador como um sinal da importância dada à segurança pública no Ceará. A formação dos novos soldados terá uma duração mínima de seis meses, totalizando 1.400 horas, das quais 1.260 serão presenciais e 140 à distância. Atualmente, a Aesp-CE está formando mais de 1.500 alunos, que estarão prontos para promoção na segunda quinzena de setembro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder