ESPÍRITO OLÍMPICO
Que comecem os jogos! Balanço da abertura das Olimpíadas de Paris 2024
Por Lorena Cabral - Em 26/07/2024 às 9:22 PM
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram oficialmente inaugurados, marcando um início deste evento tão esperado. A cerimônia de abertura, realizada, trouxe inovações e quebras de tradição, celebrando a união das nações de uma maneira nunca antes vista.
O revezamento da tocha olímpica percorreu toda a França e seus territórios ao redor do mundo, como a Guiana Francesa e a Polinésia Francesa, culminou em Paris, com atletas icônicos como Rafael Nadal, Serena Williams e Marie-José Pérec presentes para dar início aos jogos.
A cerimônia de abertura, pela primeira vez na história, não foi realizada dentro de um estádio, mas ao longo do Rio Sena. As delegações navegaram em barcos e passaram por pontos icônicos de Paris, como a catedral de Notre-Dame, o Hotel de Ville e o Grand Palais. Apesar da chuva intensa, que molhou muitos atletas desprotegidos em barcos abertos, o evento seguiu com seu charme parisiense.
Alguns espectadores tiveram a sorte de assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de suas varandas, enfeitando as fachadas dos edifícios com bandeiras de diversas nações, ao longo do Sena.
Uma gafe marcou a reta final da cerimônia: a bandeira olímpica foi hasteada de cabeça para baixo, mas o evento seguiu em frente com a apresentação final da lendária Céline Dion. Esta foi a primeira performance da artista desde que interrompeu sua turnê global “North American Courage” no ano passado, devido à Síndrome da Pessoa Rígida, uma condição autoimune.
A delegação do Brasil mostrou bastante animação ao desfilar nas águas do Rio Sena, na Cerimôna de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O barco do Brasil, chamado Bel Ami, foi o 29º a passar pelo tradicional canal parisiense.
Neste sábado, as competições começam com destaque para os brasileiros no Skate Street masculino, com Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna nas classificatórias a partir das 7h. Se avançarem, a final será às 12h. O vôlei masculino enfrenta a Itália às 8h, o basquete estreia contra a França às 12h15, e começam as competições de surfe com Medina, Toledo e Chumbinho. Outros destaques incluem:
7h: Tênis Masculino e Feminino, com Djokovic e Alcaraz
8h: Vôlei Masculino – Brasil x Itália
10h: Futebol Masculino – Argentina x Iraque
10h: Futebol Masculino – Espanha x República Dominicana
12h15: Basquete Masculino – Brasil x França
14h: Surfe Masculino – Primeira Rodada, com Medina, Toledo e Chumbinho