HOMENAGEM AO PINTOR

Unifor abre temporada do espetáculo “Guerra e Paz” com a presença de João Candido Portinari

Por Eduardo Buchholz - Em 08/08/2024 às 2:08 PM

João Candido Portinari 800

João Candido Portinari estará presente em espetáculo em homenagem ao seu pai./ Foto: Divulgação

O Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza, se prepara para ser o palco do aguardado espetáculo “Guerra e Paz”, inspirado na obra homônima do renomado pintor Candido Portinari. A estreia comemorativa dos 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor acontecerá em uma sessão especial para convidados nesta sexta-feira (9), com apresentações abertas ao público a partir do sábado (10). A abertura da temporada terá a presença de João Cândido Portinari, filho do artista.

O público poderá prestigiar essa produção nos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, de agosto, além do dia 1º de setembro. Os ingressos, com valores de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), estão disponíveis na plataforma Sympla.

Com direção e produção de Hertenha Glauce e dramaturgia de Annalies Borges e Eurico Mayer, a peça contará com a presença ilustre de João Candido Portinari, filho único do pintor e diretor-geral do “Projeto Portinari”, e Maria Portinari, esposa de João e vice-presidente da instituição, na sessão de estreia.

O espetáculo “Guerra e Paz” mergulha profundamente nos icônicos painéis de Portinari, acompanhando a jornada do pintor em sua reflexão e apropriação do tema através de memórias e sensações representadas pelas personas que habitam sua obra. Sem o uso de munição ou lâminas, Portinari pintou a guerra como um embate social contra a fome e o empobrecimento, enquanto as imagens de paz evocam as doces memórias de sua infância no interior.

Guerra E Paz 800

“Guerra e Paz” marca os 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor, criado em 1984 com o objetivo de disseminar a arte no meio universitário.

Com um toque de sonho e saudade, o Grupo Mirante de Teatro Unifor apresenta “Guerra e Paz” não apenas como uma celebração dos 40 anos do grupo, mas também em homenagem aos 120 anos do nascimento de Candido Portinari, um artista que capturou a essência do Brasil em suas telas.

Hertenha Glauce compartilhou a emoção de ver o projeto ganhar vida: “O Projeto Guerra e Paz está sendo gestado desde 2019, quando tivemos um primeiro encontro com João Candido Portinari, que, muito gentilmente, conversou conosco e abriu o baú de histórias e memórias. Foi nessa conversa que ele sugeriu os painéis Guerra e Paz como os mais emblemáticos para uma montagem teatral. Em 2020, fomos apanhados pela pandemia de covid-19 e acalentamos o sonho que veio a tona novamente no final de 2023, como sendo o momento ideal para montagem, os 40 anos do Grupo Mirante em 2024, e aqui estamos nós!”, conta.

Uma experiência artística imperdível que promete emocionar e inspirar a todos que tiverem a oportunidade de assistir.

Mais notícias

Ver tudo de Notas