'AGOSTO BRANCO'
CRIO reforça relevância de conscientizar as pessoas e prevenir o câncer de pulmão
Por Marcelo - Em 08/08/2024 às 1:20 PM
O câncer de pulmão é um das principais causas de morte por neoplasias em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto em mulheres no Brasil, sem contar o câncer de pele não melanoma. A campanha ‘Agosto Branco’ tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença.
Segundo o Ministério da Saúde as estimativas de câncer de traqueia, brônquio e pulmão para o triênio de 2023 a 2025 são de 32.560 novos casos por ano. Em cerca de 85% dos diagnósticos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados do fumo. O tratamento envolve equipe multidisciplinar e depende de cada paciente e das características do tumor.
Para os oncologistas do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), referência no tratamento de câncer no Ceará e no Nordeste, as campanhas antitabagismo são importantes para minimizar o risco da doença. Os especialistas orientam que as pessoas que fumam precisam procurar ajuda médica para interromper o consumo.
O diagnóstico precoce do câncer de pulmão é possível em apenas parte dos casos, pois a maioria dos pacientes só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença. Os sintomas mais comuns e que devem ser investigados são: dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e rouquidão persistentes, sangramento pelas vias respiratórias, fraqueza e perda de peso.
Não fumar, praticar algum tipo de atividade física, manter uma boa alimentação e evitar a exposição a agentes químicos como – arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil -, presentes em determinados ambientes de trabalho, são práticas que contribuem para a prevenção.
Serviço:
Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO)
Endereço: Rua Francisco Calaça, 1.300, Álvaro Weyne
Fone: (85)-3521-1515.