PRODUÇÃO MULTIMARCAS

Ricardo Cavalcante comemora a chegada de grande polo automotivo ao Ceará

Por Marcelo - Em 09/08/2024 às 8:01 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, comemorou o anúncio da chegada de um polo automotivo multimarcas no município de Horizonte, feito nesta sexta-feira (9) pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Educação, Camilo Santana, além de diversos secretários de Estado, políticos, empresários e demais autoridades

Ricardo Cavalcante celebrou a chegada desse empreendimento industrial para desenvolver o Ceará                                                  Foto: Douglas Filho

Contando com um investimento inicial de R$ 400 milhões e a expectativa de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, o polo automotivo deverá produzir veículos elétricos e híbridos multimarcas a partir do primeiro semestre de 2025. A ação, que conta como âncora parceira a empresa de comércio exterior Comexport, terá capacidade de fabricar 40 mil automóveis por ano, na primeira fase de operação. Além de atrair outras indústrias de fornecedores.

A chegada do polo deve transformar o Ceará em referência nacional na produção automobilística, salientou o governador. “Temos certeza de que estamos fazendo um momento histórico para a indústria cearense, de oportunidades. Nesse prazo que estabelecemos de produção de veículos, se trabalha a ideia de que podemos ter no futuro até 9 mil empregos no polo, portanto é uma mudança drástica e positiva para a economia do Estado”, afirma Elmano de Freitas.

Para o presidente da FIEC, os investimentos anunciados marcam um novo momento da indústria automobilística no Estado, pautado pela transição energética e a necessidade de substituir os combustíveis fósseis por alternativas baseadas em fontes renováveis, a exemplo do Hidrogênio Verde (H²V). “O Ceará está conectado com o que o planeta mais discute e necessita hoje, que é uma economia verde, e nós estamos mais uma vez na vanguarda trabalhando forte nisso”, ressalta.

O empresário também afirmou que o Ceará e o Sistema FIEC estão preparados para atender à demanda por mão de obra qualificada que deve surgir a partir da implantação do polo, no município de Horizonte. “Algo que me deixa muito tranquilo é a capacidade de trabalho, estudo e determinação do povo cearense. Isso faz a diferença e está gerando todo esse movimento. Nunca tivemos tantos investimentos privados ao mesmo tempo chegando ao Estado. Precisamos dar valor e entender que as oportunidades são para todos e virão para aqueles que estão se preparando”, completa Ricardo Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business