Desempenho na mídia

Saiba quais os candidatos a prefeito de Fortaleza mais seguidos nas redes sociais

Por Redação IN Poder - Em 11/08/2024 às 7:19 AM

Pile Of 3d Popular Social Media Logos

Foto: Natanael Ginting / Freepik

A partir de 16 de agosto, os candidatos à Prefeitura de Fortaleza começarão a intensificar suas campanhas nas ruas, além de contar com a tradicional propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. Entretanto, um meio de comunicação crucial para o sucesso das candidaturas é o uso das redes sociais, que tem se consolidado como uma ferramenta essencial nas campanhas eleitorais.

Nos últimos 12 anos, as redes sociais se tornaram uma plataforma fundamental para influenciar o eleitorado. O fenômeno foi notório em 2018, quando Jair Bolsonaro, então candidato à presidência, conquistou a vitória com uma presença significativa nas redes sociais, apesar do tempo limitado na televisão.

Para as eleições municipais deste ano em Fortaleza, o investimento nas redes sociais deverá ser substancial, como demonstrado nas campanhas de 2020 e 2022. Sem coligações na capital cearense, os principais candidatos — Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo) — destacam-se por seu número expressivo de seguidores nas principais redes sociais do Brasil.

Fernandes lidera em termos de seguidores: 1,7 milhão no Instagram, 1,9 milhão no Facebook, 845 mil no TikTok, 525 mil no Twitter e 614 mil no YouTube. Antes de se eleger deputado, Fernandes era um influenciador digital de destaque.

Wagner possui 368 mil seguidores no Instagram, 375 mil no Facebook, 15 mil no TikTok, 50 mil no YouTube e 21 mil no Twitter. Por sua vez, o senador Girão conta com 435 mil seguidores no Instagram, 143 mil no Facebook, 3 mil no TikTok, 29 mil no YouTube e 485 mil no Twitter.

Por outro lado, candidatos que conseguiram formar coligações partidárias, como o petista Evandro Leitão (PT), apresentam números mais modestos nas redes sociais. Leitão possui 56 mil seguidores no Instagram, 38 mil no Facebook, 1,5 mil no TikTok, 71,9 mil no Twitter e 165 no YouTube.

O atual prefeito José Sarto (PDT), que busca a reeleição, tem utilizado suas redes sociais de forma eficaz, o que resultou em um crescimento no número de seguidores: 170 mil no Instagram, 51 mil no Facebook, 5,5 mil no TikTok, 20,1 mil no Twitter e 2,6 mil no YouTube.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder