POLO AUTOMOTIVO MULTIMARCAS
Danilo Serpa revela que carros ‘Made in Ceará’ ficam prontos em junho de 2025
Por Marcelo - Em 13/08/2024 às 1:14 PM
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, revelou que os primeiros veículos a serem produzidos no Polo Automotivo Multimarcas do Ceará, devem sair da linha de montagem até o fim do primeiro semestre de 2025. O polo será instalado em Horizonte até o fim deste ano, no espaço onde funcionava a fábrica da Troller, que foi desapropriada pelo governador Elmano de Freitas. Serão veículos com muita tecnologia embarcada, ecologicamente corretos e com preços competitivos no mercado.
Ele salientou que há cerca de um ano estão sendo realizadas as negociações com a Comexport, empresa com ampla expertise em comércio exterior e que representa no Brasil grandes montadoras globais como Porsche, Mercedes-Benz, Toyota, Honda, Volvo, Chevrolet, BYD, GWM, dentre outras, para a fabricação de veículos híbridos ou elétricos no Ceará. Inicialmente, serão três montadoras a se instalarem ali, mas existem negociações adiantadas com outros fabricantes mundiais que já demonstraram interesse em fabricar automóveis no Estado.
Mais uma vez, o Ceará assume o protagonismo em um novo modelo industrial. “Isso é algo inédito no Brasil, um polo que vai produzir carros de diversas marcas globais, que já existe no mundo, como Uruguai, México, Áustria, Holanda, mas que no Brasil não havia, portanto algo novo. Centros compartilhados reduzem custos de logística e da cadeia de suprimentos. Teremos esse polo multimarcas em Horizonte, em parceria com a Comexport, que importa cerca de 250 mil carros por ano e tem uma longa experiência de 51 anos”, destaca.
Por meio dessa parceria já estão fechados contratos com algumas montadoras que atuam no mercado internacional que, nos próximos 45 dias, devem ser anunciadas oficialmente. “Como o planejamento está muito avançado e essa é uma das prioridades do governador Elmano de Freitas, já teremos no primeiro semestre do próximo ano carros fabricados aqui, ou seja, Made in Ceará“, afirma Danilo, que participou da assinatura do documento que cria o polo automotivo, na última sexta-feira (9), no Palácio da Abolição.
Mais empresas
Vale lembrar que outras empresas fornecedoras de componentes como rodas, laternas, faróis, bancos, dentre outras peças, deverão também vir para o Estado, uma vez que são montadoras que se instalarão no Polo Automotivo Multimarcas do Ceará. Ou seja, elas precisam de fornecedores de peças e acessórios para fazer a montagem completa dos veículos, o que pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico do Estado nos próximos anos. Segundo um estudo da Adece, a estimativa é de que o complexo impacte em cerca de R$ 370 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará.
“Os carros vão ser montados aqui e isso vai atrair uma série de fábricas que são conhecidas no setor automotivo como sistemistas, para fornecimento de parabrisas, limpadores, bancos, faróis, lanternas, todas as peças que o carros precisam. Só para se ter uma ideia, o polo automobilístico (Stellantis) iniciado há nove anos em Pernambuco, já é maior que todo o Complexo Industrial e Portuário de Suape, em geração de emprego, renda, arrecadação de ICMS. Então, iremos ver um forte imppacto que esse polo de Horizonte vai trazer para o Ceará”, celebra o presidente da Adece.
E vai gerar também a necessidade de mão de obra qualificada, tanto que a Comexport já está negociando com o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, para o Senai capacitar as pessoas que vão trabalhar no polo. “Então é mão de obra cearense, qualificada e, devido à aprovação da nova lei do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), deveremos chegar a nove mil empregos num curto espaço de tempo“, completa Danilo Serpa.