EXPORTAÇÕES

Brasil abre 100 novos mercados externos para produtos agropecuários

Por Redação - Em 22/08/2024 às 3:48 PM

Conteiner, Exportações

Até o momento, em agosto, o Mapa anunciou 11 novas aberturas de mercado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) celebrou um marco significativo ao atingir a marca de 100 novas aberturas de mercado em apenas oito meses de 2024. Este feito notável reflete um esforço intensificado para expandir a presença dos produtos agrícolas brasileiros no comércio global, com novos mercados estabelecidos em todos os continentes desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, o país já alcançou 178 novos mercados em 58 destinos ao longo do ano, um desempenho que supera amplamente os números dos últimos cinco anos. Em comparação, os números anuais anteriores foram de 35 novos mercados em 22 países em 2019; 74 em 24 países em 2020; 77 em 33 países em 2021; 53 em 26 países em 2022; e 78 em 39 países em 2023.

Os dados mensais de 2024 mostram um ritmo consistente de expansão. Em junho, foram abertas 26 novas oportunidades em 13 países; julho registrou 16 novas aberturas em 9 países; maio teve 15 novas em 10 países; março, 10 em 7 países; fevereiro, 7 em 6 países; janeiro, 9 em 5 países; e abril, 5 em 3 países.

Até o momento, em agosto, o Mapa anunciou 11 novas aberturas de mercado. Estes incluem:

Angola: ovinos e caprinos vivos para reprodução, além de embriões e sêmen desses animais.

Costa Rica: abacates.

Egito: carne com osso.

Panamá: carnes e miúdos de aves e suínos.

União Europeia: equinos vivos.

Indonésia: erva-mate.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, elogiou o progresso. “O alcance de 100 novas aberturas de mercado em apenas oito meses, antes mesmo de encerrar o ano, é um feito histórico para o agro brasileiro. Um marco que reflete a determinação e o esforço contínuo do ministro Carlos Fávaro e de toda a equipe do Mapa em diversificar a pauta e expandir as oportunidades para os produtos agrícolas do Brasil no comércio mundial. Cada nova conquista reafirma nosso compromisso com o crescimento sustentável e a competitividade do setor, sempre buscando abrir portas para nossos produtores em todos os continentes”, disse.

Este desempenho é visto como uma grande vitória para o setor agropecuário brasileiro, ampliando significativamente as oportunidades para exportadores e reforçando a presença do Brasil no mercado global.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business