ACLAMADO EM CANNES
“Motel Destino” do cearense Karim Aïnouz chega aos cinemas brasileiros
Por Eduardo Buchholz - Em 23/08/2024 às 1:00 PM
Após sua participação no prestigiado Festival de Cannes, onde concorreu na mostra principal, e uma pré-estreia de sessões lotadas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, o filme “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Aïnouz, chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (22).
A trama do longa gira em torno de dois irmãos que se envolvem em uma perigosa trama de assassinato. Convencidos por uma mulher a cobrar uma dívida de um homem chamado “Francês”, Heraldo (Iago Xavier) acaba desviando-se do plano ao sair para uma balada e terminar em um motel com uma mulher que, após chamá-lo de “Amor!”, o engana. Quando consegue sair da situação, descobre que seu irmão, que foi cobrar a dívida sozinho, foi morto. Refugiando-se no motel, Heraldo se envolve com Dayana (Nataly Rocha), uma mulher casada, enquanto é perseguido.
O sexo é um elemento constante e vital na narrativa do filme. “Preocupa-me muito ver o avanço de uma pauta conservadora. Sexo é prazer, é necessidade vital. A juventude está sendo asfixiada no seu desejo”, afirmou Aïnouz.
Além de abordar as tensões e dinâmicas de poder, o filme também questiona as concepções tradicionais de masculinidade. Fábio Assunção, conhecido nome do elenco, interpreta Elias, um personagem que, segundo o diretor, contribui para uma “autópsia do macho brasileiro”.
“Todos os personagens são instáveis nesse filme, e ela mais ainda. Creio que os três têm raízes profundas nos filmes que fiz antes. O garoto, em Praia do Futuro. O Fábio tem muito a ver com o rei de Firebrand, meu filme invernal, em língua inglesa. E a Nataly é a mulher de todos os meus filmes, tentando afirmar seu espaço no mundo dos homens“, pontuou.
Com um elenco que inclui, além de Assunção, o estreante Iago Xavier e a atriz Nataly Rocha, “Motel Destino” explora temas profundos e personagens complexos, em um estilo característico de Aïnouz que mescla tensão, desejo e crítica social.