BRASIL NO TOPO
Santiago Ascenço e Ana Augusta Barbosa brilham no IRONMAN 70.3 Fortaleza
Por Eduardo Buchholz - Última Atualização 28 de agosto de 2024
Os brasileiros Santiago Ascenço e Ana Augusta Barbosa conquistaram o IRONMAN 70.3 Fortaleza neste domingo (25), recolocando o triatlo nacional no topo do pódio da competição. Santiago, natural de Goiás, completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida em 4h02min03s, enquanto a pernambucana Ana Augusta fechou a prova em 4h32min10s.
Embalado pela vitória recente na etapa do Rio de Janeiro, Santiago se destacou desde o início, saindo entre os primeiros na natação e dominando o ciclismo, abrindo uma vantagem de mais de quatro minutos sobre José Belarmino, tetracampeão da etapa, que ficou com o segundo lugar. Cid Barbosa e Flavio Queiroga completaram o pódio, com tempos de 4h06min17s e 4h07min33s, respectivamente.
“Me sinto em casa em Fortaleza, venho pra cá sempre. Foi um dia de muita felicidade, tudo saiu como planejado“, comentou Santiago. “Esse foi meu 55º IRONMAN 70.3 e espero continuar conquistando mais”.
A disputa feminina foi marcada pela intensidade e reviravoltas. Luísa Pais começou liderando após a natação, mas Ana Augusta superou as adversárias no ciclismo e na corrida, aproveitando a queda de rendimento de Luísa, que terminou na quarta posição. A cearense Mikelle Coelho ficou com o vice-campeonato, completando a prova em 4h37min52s, enquanto Nuzia Naila Batista garantiu o terceiro lugar com 4h48min22s.
“Entrei na prova insegura, sem expectativa de vitória, mas felizmente o vento e o calor, aos quais estou acostumada, ajudaram”, revelou Ana Augusta. “Foi uma prova excelente e estou ansiosa para competir novamente, especialmente na prova de Aracaju em novembro”.
A próxima etapa do IRONMAN 70.3 acontecerá em São Paulo, na Cidade Universitária (USP), no dia 22 de setembro. A temporada será encerrada em grande estilo com a estreia do evento em Aracaju, Sergipe, em novembro.