ROTAS BRASILEIRAS
Abertura da SP-Arte reúne colecionadores e galeristas na ARCA
Por Eduardo Buchholz - Em 28/08/2024 às 5:20 PM
A aguardada SP-Arte está de volta com a terceira edição do Rotas Brasileiras, que acontece a partir desta quarta-feira (28) até o domingo (1º) na ARCA, na zona oeste de São Paulo. O evento promete uma verdadeira imersão na arte brasileira, reunindo mais de 250 artistas e destacando a riqueza e diversidade cultural do Brasil.
A feira contará com a participação de galerias, instituições culturais e projetos com estandes curados, todos focados em novos caminhos da arte brasileira e na exaltação da produção artística nacional. O cearense Leonardo Leal é um dos grandes destaques, representando a forte cena artística do Nordeste.
Fernanda Feitosa, fundadora e diretora executiva da SP–Arte, ressalta que o “Rotas é um mergulho na arte brasileira. Cada projeto é cuidadosamente pensado com as galerias e os artistas, resultando em um conjunto de perspectivas distintas, e aprofundadas da nossa identidade”.
A diversidade regional é um ponto forte desta edição, que inclui 67 artistas de várias partes do Brasil. Galerias renomadas e emergentes se unem para apresentar suas visões, como Almeida & Dale, Gomide&Co, Bolsa de Arte, Marilia Razuk, Mitre, HOA, Projeto Vênus e Verve. O Nordeste tem uma presença marcante com participantes como Leonardo Leal (Fortaleza), Lima (São Luís do Maranhão), e Marco Zero (Recife).
Além das galerias, a feira contará com a participação de institutos e acervos dedicados à preservação e disseminação da obra de grandes nomes da arte brasileira, como o Instituto Cultural Vlavianos e a Galeria Estação.
Entre os projetos especiais, a galeria Almeida & Dale trará um projeto inédito que conecta as obras de Emmanuel Nassar, Mirian Inêz da Silva e Antonio Dias, explorando as dinâmicas do modernismo e a cultura brasileira. A galeria Millan apresentará trabalhos que discutem a ancestralidade e a defesa dos direitos indígenas, com obras de Daiara Tukano, Gustavo Caboco, Jaider Esbell e Joseca Mokahesi Yanomami.
Mais uma vez, a SP-Arte Rotas Brasileiras promete encantar os visitantes com belas obras e provocar reflexões profundas sobre a cultura, a memória e a preservação ambiental do Brasil.