COMÉRCIO EXTERIOR
México abre mercado para exportação brasileira de aves de exibição e reprodução
Por Redação - Em 28/08/2024 às 12:07 AM
O México iniciará a importação de aves de zoológico do Brasil, que foram reproduzidas em ambiente controlado e são destinadas à pesquisa científica e ao turismo. Este movimento marca uma nova etapa na relação comercial entre os dois países, ampliando as exportações brasileiras para o México.
Atualmente, o México é o oitavo maior destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações que totalizaram US$ 1,82 bilhão nos primeiros sete meses deste ano. A nova autorização para a exportação de aves se soma a outras autorizações obtidas em 2024, que incluem material genético asinino e avícola, pepsina suína, óleo de aves e óleo de peixes, todos voltados para a alimentação animal.
Com esta nova abertura de mercado, o agronegócio brasileiro alcança sua 103ª abertura de mercado em 2024, totalizando 181 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023. Estes resultados refletem o esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em expandir as oportunidades para o setor agropecuário brasileiro no exterior.
Essa expansão das exportações para o México destaca o crescente reconhecimento da qualidade e da inovação dos produtos brasileiros no mercado global, fortalecendo a posição do Brasil no comércio internacional de produtos agrícolas e de pesquisa científica.