SOLIDARIEDADE
Ana Cristina Mendes assina arte da campanha Doe de Coração 2024
Por Eduardo Buchholz - Em 28/08/2024 às 6:58 PM
A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, se prepara para lançar a 22ª edição da campanha Doe de Coração na próxima segunda-feira (2), e, como já virou tradição, a arte será um dos destaques. Este ano, a responsabilidade de recriar a marca da campanha foi confiada à talentosa artista cearense Ana Cristina Mendes, cuja sensibilidade e estilo único prometem trazer um novo olhar para a iniciativa.
Ana Cristina Mendes, que atualmente exibe sua exposição “Nascente” no Espaço Cultural Unifor, ao lado da mostra “Teologia Natural” de Alina Duchrow, é reconhecida por seu envolvimento com a difusão das artes no Ceará. Sob a curadoria de Ana Valeska Maia Magalhães, as duas exposições fazem parte do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, que busca valorizar o trabalho de artistas locais.
A contribuição de Ana Cristina Mendes para a campanha Doe de Coração vai além da criação de uma nova identidade visual. Sua participação ressalta a importância da arte como ferramenta de conscientização e mobilização social, fortalecendo o apelo para a doação de órgãos e tecidos no estado. A arte da cearense será uma parte central da mostra Doe de Coração, que reunirá trabalhos dos artistas que, ao longo dos anos, colaboraram com a campanha, e ficará em exibição no hall da Biblioteca Central até o dia 30 de setembro.
Sob a coordenação da professora doutora Mônica Studart, especialista em enfermagem e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza, a campanha de 2024 inclui ainda ações sociais com a participação ativa de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor. Estas ações ocorrerão em espaços públicos, hospitais e instituições parceiras, complementadas por uma ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.