SETOR ELÉTRICO

Crescem investimentos chineses no Brasil na área de energias renováveis

Por Redação - Em 03/09/2024 às 9:46 AM

Img 2122

Foto: Divulgação

Em um movimento estratégico para alcançar a neutralidade de carbono até 2060, a China está intensificando seus investimentos em energias renováveis ao redor do mundo. No Brasil, esse impulso tem se refletido particularmente no setor elétrico, que foi o principal destino dos investimentos chineses em 2023.

Segundo o relatório “Investimentos Chineses no Brasil – Novas Tendências em Energias Verdes e Parcerias Sustentáveis 2023”, publicado pelo Centro Empresarial Brasil-China (CEBC), a eletricidade foi o setor que mais recebeu capital chinês no Brasil no ano passado, representando 39% do total investido. O setor automotivo, com foco em veículos híbridos e elétricos, ficou em segundo lugar, com 33% dos investimentos. Dos 29 projetos chineses em andamento no Brasil em 2023, 19 estavam voltados para a área de eletricidade.

O diretor de conteúdo e pesquisa do CEBC, Tulio Cariello, comenta que esses investimentos são uma extensão da política ambiental da China e suas implicações globais. “O Brasil, com uma das matrizes energéticas mais limpas do G20, se torna um destino altamente atraente para investimentos em energias renováveis”, afirma Cariello. “Esperamos que essa tendência continue, pois a sinergia entre as políticas ambientais da China e as oportunidades no Brasil é evidente”.

O relatório também revela que 72% dos projetos chineses no Brasil em 2023 foram voltados para energias verdes e setores relacionados, o maior percentual já registrado. Entre os projetos destacados estão hidrelétricas, energia solar e eólica, além de inovações em baterias elétricas e painéis fotovoltaicos.

No que diz respeito à localização, a região Sudeste do Brasil recebeu a maior parte dos investimentos chineses, concentrando 68% do total. O Estado de São Paulo liderou em termos de participação, com 39%, embora tenha registrado uma queda de seis pontos percentuais em comparação ao ano anterior. Em contrapartida, Minas Gerais e Goiás mostraram aumentos significativos na participação dos investimentos, com acréscimos de oito e dois pontos percentuais, respectivamente.

Outro ponto relevante do relatório é que a maior parte dos investimentos chineses no Brasil em 2023 foi feita por meio de novos projetos, representando 83% do número total de empreendimentos e 90% do valor total investido.

Essas tendências indicam um alinhamento crescente entre os objetivos de sustentabilidade da China e o potencial do Brasil para liderar o setor de energias renováveis. A cooperação entre os dois países deve continuar a se expandir, promovendo uma transição energética global mais sustentável e verde. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business